Devido ao grande sucesso da série Heroes, o Baixaki está cada vez mais se empenhando para trazer efeitos únicos e fantásticos para você. Até agora você já pode reproduzir três habilidades especiais dos personagens de Heroes e hoje chegou a vez de criar o efeito de radioatividade induzida.

Na série o personagem que possui tal poder é o Ted Sprague, sendo que há ainda mais dois personagens que já exibiram a mesma capacidade — sendo que Peter copiou a habilidade e Sylar roubou. Deixando o enredo da série de lado e atendo-se somente ao que de fato interessa, é hora de dar uma olha olhadinha no que o poder de radioatividade induzida pode produzir (confira imagem abaixo).

Ted utiliza seus poderes

Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal.

Perigo! Radioatividade à frente...

1) Escolha uma foto com boas dimensões, de preferência uma foto que possua uma pessoa com as mãos voltadas para cima ou para frente.

Foto inicial

2) Antes de mexer na foto, deve-se criar o efeito de radioatividade. Preste muito bem atenção neste passo, pois é ele que define como você deve proceder para criar cada parte de radioatividade.

Note que a energia deve se espalhar do interior do corpo para fora, portanto, deve haver maior quantidade de luz (cor branca) na parte de dentro, e mais radiação (cor vermelha) na parte exterior do corpo. Outro fator importante na hora de adicionar a radioatividade é prestar bem a atenção como está posicionada a mão, ou a parte do corpo a qual se aplicará o efeito. Aprenda como criar o efeito:

Criando a radioatividade

1º) Crie uma nova imagem através do menu “Arquivo”
2º) Defina o valor da largura para 500 pixels e o da altura para 400.
3º) Clique na “Ferramenta de Mistura”.
4º) Selecione um degradê que vá da cor transparente para a cor vermelha. Altere a forma do degradê para Radial.
5º) Arraste linhas guias em sua imagem para encontrar o centro.
6º) Aplique o degradê do centro da imagem para a lateral.
7º) Clique na “Ferramenta de Perspectiva” e utilize-a arrastando os cantos superiores para os pontos A e B.

Veja como se aplica o efeito de radioatividade na mão.

Aplicando o efeito na mão

1º) Clique na “Ferramenta de seleção livre”.
2º) Selecione a mão.
3º) Vá ao menu editar e clique em “Copiar”.
4º) Cole a seleção na imagem de radioatividade e clique em “Nova camada...” na janela de camadas, para que a seleção não seja colada no fundo.
5º) Selecione a parte dos lados da mão.
6º) Inverta a seleção.
7º) Certifique-se de clicar na camada de Fundo.
8º) Clique na “Ferramenta de Seleção Retangular”.
9º) Pressionando a tecla “Ctrl” você irá retirar parte da seleção ativa. Portanto, utilize essa tecla para retirar as partes indevidas, deixando apenas a mão selecionada.
10º) Copie esta seleção.
11º) Cole na foto em que você está aplicando o efeito.
12º) Clique com o botão direito sobre a “Seleção Flutuante” e selecione “Nova Camada...”.
13º) Tenha certeza de estar trabalhando na “Camada Colada”.
14º) Altere o modo da camada para: “Mesclar Grãos”.
***Se preferir borre as bordas da mão para apagar as imperfeições.

3) Agora que você aprendeu como criar o efeito na mão, fica muito fácil aplicar nas outras partes do corpo. Como o personagem da série consegue deixar todo seu corpo radioativo, é muito interessante aplicar o efeito em todos os locais que haja pele. Por isso é válido aplicar o efeito na cabeça da pessoa, para que fique bem real. O processo para aplicar a radioatividade na cabeça é o mesmo que foi ensinado para adicionar na mão. A única coisa que muda é o modo como utilizamos a “Ferramenta de Perspectiva” para alterar o degradê. Veja na imagem abaixo como alterar o degradê na posição correta.

Repita o processo da mão, porém altere a perspectiva do degradê

1º) Clique na “Ferramenta de Perspectiva”. Altere os cantos da lateral esquerda arrastando-os para os pontos A e B.

4) Perceba que ao adicionar radioatividade na face de nosso modelo, o cabelo ficou um tanto estranho. Salienta-se que devido à emissão de luz provocada pela radioatividade, os objetos ao redor sofrem interferência luminosa, então para deixar mais real a imagem é interessante adicionar um efeito de luz no cabelo. Observe como é fácil fazer isso:

Aplique luz no cabelo

1º) Clique na camada de Fundo.
2º) Clique na “Ferramenta de Seleção Livre”.
3º) Selecione a área do cabelo.
4º) Copie a seleção.
5º) Cole em uma nova camada a “Seleção Flutuante”.
6º) Vá ao menu “Filtros”, em “Sombra e Luz” e clique no filtro “Efeitos de Iluminação”.
7º) Na aba “Luz” utilize os valores mostrados acima e na pré-visualização defina como você deseja que a luz seja aplicada.

5) Bom, a radioatividade em si está pronta,— veja que em nosso exemplo não adicionamos o efeito em nenhum dos braços e nem na outra mão — mas agora é interessantíssimo adicionar bolas de energia nas mãos. Veja que esse passo é facultativo, porém caso você deseje pulá-lo é melhor adicionar a radioatividade nas partes faltantes.

Adicione energia nas mãos

1º) Clique no menu “Filtros”, escolha “Sombra e Luz” e então clique em “Supernova...”.
2º) Aumente o raio para 100, modifique a cor para um tom de vermelho e selecione quantas pontas desejar.
3º) Arraste o efeito até a mão da pessoa.

*Repita o processo na outra mão.

Esse efeito foi fácil não? Se você preferir pode adicionar bordas, modificar o contraste e o brilho e muito mais. Olhe o nosso resultado final abaixo.

Resultado final

Apesar de o tutorial fazer referência a série Heroes, é notável a semelhança deste efeito com o que você visualiza no desenho Dragon Ball. Frisa-se porém que não foi intencional, e todos sabem que as bolas de energia vistas na série são parecidas com as do desenho japonês. Por hoje é só, até a próxima matéria!

Cupons de desconto TecMundo: