Quem não gosta de tirar foto? Com certeza, se você está lendo este artigo é mais um apaixonado pelos flashes. Parece estranho, mas a fotografia nasceu há muitos séculos, entretanto as máquinas eram muito maiores que as atuais, apesar de utilizarem o mesmo princípio para a captura de imagens. Registros revelam que desde a época do filósofo Aristóteles (384 a.C), já haviam experiências de captura de imagens através de um orifício e uma câmara escura. É claro que a fotografia demorou  para popularizar e, durante muito tempo a maneira utilizada para registrar momentos ou pessoas eram as pinturas.

Com o decorrer dos séculos os avanços tecnológicos na física, responsável pelo trabalho das lentes, e na química, responsável pelos agentes químicos necessários para a revelação das imagens, foram se aperfeiçoando. A fotografia como conhecemos foi criada por Joseph Nicéphore Niépce aproximadamente em 1826 e, desde então se tornou um sucesso. O boom da fotografia foi a partir de 1888, pois George Eastman criou a empresa Kodak, a qual iniciou a produção de máquinas mais leves, menores, baratas e fáceis de operar.

Primeira fotografia permanente.

Mundo digital

Depois das máquinas de filmes, surgiram as máquinas digitais. Com a ascensão desta tecnologia, tirar fotos é um hábito cotidiano e não é mais reservado a datas especiais. Hoje é comum postarmos nossas fotografias em sites de relacionamentos, compartilhar nossas fotos e mostrar nossas caras e bocas para o mundo inteiro. Mas, apesar de tanta tecnologia, inevitavelmente nos perdemos na grande quantidade de fotografias que temos no computador. O que você acha de organizá-las de forma moderna e cheia de recursos?

Tudo no seu lugar

Para que você sempre encontre suas fotografias no computador e tenha sempre à mão ferramentas básicas de edição, neste artigo vamos citar as melhores opções de organizadores de imagens, para você não queimar seu filme e sempre encontrar o que procura.

Faça uma pose.

Snapact

Para começar a lista de opções temos o aplicativo Snapact. Logo de cara o que chama a atenção no aplicativo é o tamanho, apenas 1,99 MB. Assim que o programa é aberto outro ponto que chama a atenção do usuário é a interface moderna e escura do programa. Para desbancar os aplicativos comuns, Snapact chega com um visual arrasador, pois sai do feijão com arroz das interfaces, as quais são, na sua maioria, com cores claras e predominantemente cinza.

Elegancia!

Com ele é possível organizar suas imagens de diversas maneiras como: inserindo tags, avaliando com estrelas, pelo tamanho, nome ou ordem alfabética. Devido aos ícones grandes e coloridos é muito fácil encontrar as ferramentas do aplicativo, apesar dele ser em inglês. Embora seja um belo programa, Snapact acaba não sendo o mais importante na categoria por possuir recursos restritos, ou seja, não oferece nada além de exibir, classificar e organizar as imagens.

Pictomio

Pesado, mas eficiente.Se você gosta de fotografias, sem dúvida adora belos visuais. Da mesma maneira que o Snapact, o Pictomio é mais uma opção de programa que além de ser útil, possui uma bela interface. Com ele, além de poder organizar, agrupar, classificar e visualizar suas imagens, é possível criar pequenos vídeos para deixar qualquer apresentação de imagens no mínimo incrível.

Um atrativo a mais do programa são as formas de visualização das imagens: ícones, filme, carrossel e mais algumas opções. Além deste atrativo, há outro, porém de utilidade muito duvidosa. Dentro do Pictomio há um link para o Google Maps, mas infelizmente não há ligação entre o serviço da Google e o organizador de imagens. Mesmo tendo um visual impecável, o que faz o Pictomio perder muitos pontos em relação aos concorrentes é a instabilidade, pois é comum o travamento do aplicativo.

Adobe Photoshop Album Starter Edition


Outra ótima opção de aplicativo para manter suas recordações organizadas é o Adobe Photoshop Album Starter Edition. Ele não possui a interface tão bela e moderna dos programas anteriores, porém oferece mais ferramentas. Assim como os aplicativos citados anteriormente, com este álbum digital você pode catalogar suas fotografias, fazer pequenas edições, criar calendários, cartões, PDFs e mais algumas opções para aproveitar ao máximo suas fotos.

Confira quando você tirou mais fotografias.

Assim que abrir o programa é possível fazer uma varredura completa pelas suas pastas e encontrar imagens que você nem lembrava que existiam. Também é possível saber em quais épocas ou anos você tirou mais fotos, pois há uma pequena barra de gráficos que mostram justamente estes dados.

Há várias outras opções de ferramentas para você pintar e bordar com suas poses. Por ser da Adobe, o Adobe Photoshop Album Starter Edition já sai na frente dos concorrentes, pois seu desenvolvedor é sinônimo de qualidade e bons produtos.

Interface Adobe.

Corel Snapfire

Outro organizador imponente pela qualidade e pelo nome é o Corel Snapfire, desenvolvido pela super conceituada Corel. Além de não ficar para traz no quesito beleza da interface, este aplicativo oferece algumas opções que o elevam ao patamar dos melhores organizadores. A navegação pelo programa é simples, pois as ferramentas e opções ficam dispostas em abas que ao serem clicadas, se movimentam.

Assim como o software da Adobe, com o Snapfire é possível realizar algumas edições simples em suas imagens como: redução de olhos vermelhos, aplicar preto e branco ou sépia, girar a imagem e mais algumas opções. Também é possível criar vídeos com suas imagens, para impressionar seus amigos na hora de mostrar as suas poses.

Poses quentes.

Com o Corel Snapfire é possível personalizar ou criar objetos, literalmente, com a sua cara. Crie calendários, montagens, cartões e muito mais utilizando as suas fotos. Tudo o que você precisa fazer é escolher qual objeto deseja personalizar, escolher as imagens e arrastar para o local indicado pelo aplicativo. Mesmo com tanta qualidade o Corel Snapfire é muito criticado, pois é muito pesado e acaba prejudicando o funcionamento de outros aplicativos.

Picasa

Simplesmente o melhor.Para fechar com chave do ouro nossa seleção de organizadores de imagens, não poderíamos deixar de fora o famoso Picasa. Este aplicativo é referência de qualidade na categoria organização e compartilhamento de imagens. Ele oferece tudo o que os demais programas oferecem, porém com qualidade e apresentação considerada superior.

Algumas ferramentas são o carro chefe do aplicativo como: o reconhecimento facial nas imagens, integração com serviços online, pacote de ferramentas para edição, criação de álbuns, montagens de fotografias e muito mais. A qualidade do Picasa é inegável, mas como não é possível agradar a todos Uva passa não!!!os gostos, sem dúvida muitos usuários torcem o nariz para o programa.

Mais poses

É claro que esta seleção é baseada na opinião de vários usuários, conseqüentemente você pode não concordar com os aplicativos escolhidos. Se você acha que há aplicativos melhores que não entraram na lista, coloque a boca no trombone e mande a sua opinião.

Depois de ver quais aplicativos podem dar uma força na hora de organizar suas imagens, deixe a preocupação de lado, afinal preocupação pode acelerar o aparecimento de rugas e elas podem deixar você com pose de uva passa.

Cupons de desconto TecMundo: