Fim do 'nude acidental'? Site identifica fotos de pessoas sem roupas na web

1 min de leitura
Imagem de: Fim do 'nude acidental'? Site identifica fotos de pessoas sem roupas na web

Reconhecimento de imagens tem sido um tema recorrente entre desenvolvedores de código nos últimos anos. A técnica pode ser usada para uma infinidade de aplicações, tanto que Google e Facebook construíram sistemas complexos de inteligência artificial só para processamento de fotos. Recentemente, entretanto, uma companhia bem menor tem chamado atenção nesse campo.

Ela se chama Algorithmia e construiu o site chamado “#IsItNude” que consegue identificar fotos com nudez na internet. Basicamente, você pode colar uma URL direta em um campo específico do site ou fazer o upload de uma foto que você tenha no PC. Em poucos instantes, o site consegue dar uma resposta positiva ou negativa.

Sabendo disso, você pode estar se perguntando qual a utilidade de uma coisa como essa, sendo que os nossos próprios olhos conseguem distinguir muito bem fotos em que pessoas peladas aparecem. Na verdade, o site serve apenas como uma ferramenta de propaganda para a tecnologia da Algorithmia, que cobra uma taxa para fornecer esse sistema para empresas que precisam filtrar nudez em seus sites por qualquer razão.

Sites para crianças, por exemplo, poderiam utilizar a tecnologia para impedir que fotos de pessoas sem roupas fossem mostrados em situações indesejadas. Exatamente por isso, o código foi elaborado.

Ele funciona basicamente identificando a forma básica do corpo humano e conferindo quanto de “pele” ele encontra nessa imagem. Se a taxa for muito alta, a possibilidade de se tratar de um “nude” também é alta. Nesse caso, a foto é bloqueada.

Esse resultado foi conseguido pela empresa pelo fato de ela já ter algumas tecnologias inteligentes capazes de identificar tons de pele e saber o que é um rosto, uma mão e um braço. Esses itens são eliminados da contagem final por serem “inocentes”.

O problema é que fotos em preto e branco passam despercebidas pelo algoritmo, que não consegue identificar os tons de pele nesse caso. Se aparecer alguém com todo o corpo vestido, mas apenas “aquela parte” à mostra, é muito provável que essa também passe despercebida. A Algorithmia trabalha agora para melhorar essas falhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.