Neste tutorial você vai aprender como fazer um avatar basicamente em quatro passos: criação do fundo, inserção de um personagem, colocação do texto e criação de borda.

Primeiro você terá que descobrir qual o tamanho do avatar que você vai criar. Como cada fórum ou site varia de dimensão, você provavelmente encontrará qual o tamanho limite para avatares nas regras e instruções do local ou até mesmo no painel de configuração do avatar.

Encontrando o tamanho da imagem.

Outra maneira de descobrir é localizar alguém do fórum que já tenha um avatar, clicar com o botão direito na imagem e ir em Propriedades. Nas propriedades do arquivo você encontrará a dimensão da imagem que o outro usuário utilizou, podendo se basear no tamanho dele. Entretanto, não significa que você sempre deverá utilizar o tamanho máximo, você pode fazer menor.

Clique com o botão direito e vá em Propriedades.

Aqui neste exemplo nós vamos utilizar as dimensões 120x200.


Passo 1: criando um fundo

Primeiro de tudo vá no menu Arquivo > Nova. No tamanho da imagem você deverá colocar qual o tamanho da largura e da altura. Clique em Opções Avançadas e mude Preencher com para Transparência.

Defina a largura, altura e coloque transparência.

Vamos começar criando elementos aleatórios. Use a criatividade e preencha a sua imagem com círculos, linhas, traços, desenhos — faça o que você quiser, pois o avatar é seu.

Crie formas aleatórias para o seu avatar.

Agora vá no menu Filtros > Desfocagem > Desfocagem Gaussiana. Escolha um valor de mais ou menos 7 em raio de desfocagem. Isso irá deixar as formas mais suaves e menos nítidas, pois este é somente fundo, não sendo o elemento principal de seu avatar.

Utilize a desfocagem gaussiana.

Depois disso, crie uma Nova Camada e a preencha com a Ferramenta de Preenchimento Gradual. Você poderá escolher as cores e o tipo do preenchimento na parte de baixo das ferramentas. Mande a sua camada para trás, clicando na flecha para baixo.

Utilize a ferramenta de Preenchimento gradual atrás.

Você poderá dar efeitos diferentes às suas formas duplicando a camada, modificando o modo dela e movendo-a para os lados.

Dê efeitos diferentes às formas.


Passo 2: adicionando outro elemento


Agora que tal colocar um personagem que você gosta, uma imagem ou até mesmo uma foto sua? Sempre dê preferência para as fotos com fundo branco ou com o fundo transparente já por natureza (como imagens no formato PNG e GIF). Neste caso, utilizamos uma imagem com o fundo branco.

Clique com o botão direito na camada e selecione Adicionar Canal Alfa. Dessa forma o fundo ficará transparente.

Abra a imagem do personagem.

Selecione em volta de seu personagem e exclua a seleção.

Selecione e exclua o fundo branco.

Agora, deixe aberta a janela de edição de seu avatar e da imagem que você acabou de recortar. Mova a imagem para dentro da janela do avatar. (*Se você tiver dúvidas nesta parte de recortar e unir imagens, você pode consultar aqui no Baixaki o tutorial de Fotomontagens, clicando aqui.)

Envie a figura recortada para o seu avatar.

Assim que a imagem aparecer, ajuste-a na imagem como for necessário (alterando o tamanho, rotacionando etc.).

Edite a sua imagem e ajuste-a ao avatar.

Passo 3: adicionando o seu nome

Agora você pode adicionar o seu nome, seu apelido ou o texto que preferir na imagem. Clicando na Ferramenta de Texto, você poderá escolher qual a fonte, a cor do texto e o tamanho. Assim que você decidir, basta clicar em qualquer lugar da imagem e escrever o texto.

Utilize a ferramenta de texto.

Você poderá dar mais estilo à sua fonte duplicando a camada do texto, deixando de outra cor e jogando para trás a camada. Aí você pode mover a camada de texto de baixo para dar uma ilusão de sombra, como na imagem abaixo.

Crie uma ilusão de sombra.


Passo 4: criando uma borda

Este passo é o mais simples. Basta ir no menu Filtros > Decoração > Adicionar Borda.

Adicione uma borda em seu avatar.

Na janela que será aberta, defina qual será a cor da borda e o tamanho vertical e horizontal. Depois disso, clique em Ok.

Escolha os tamanhos da borda e dê ok.

Pronto, seu avatar está criado. Agora basta você salvar no formato JPG com a qualidade em torno de 97 ou 98.

Pronto. Basta salvar em JPG.

Alguns fóruns e sites aceitam o envio do seu avatar para o servidor. Caso eles peçam a URL, você precisará enviar para um servidor de hospedagem de imagens, como o ImageShack e o PhotoBucket.


Lembre-se
: o avatar é seu, então você pode escolher seguir ou não qualquer um dos passos propostos aqui neste tutorial. Então seja original: faça novas combinações e invente novas maneiras.

Cupons de desconto TecMundo: