Paint.NET: como instalar plugins e novos efeitos

3 min de leitura
Imagem de: Paint.NET: como instalar plugins e novos efeitos

Apesar de muitos não saberem, o Paint.NET é capaz de proporcionar efeitos muito caprichados com apenas alguns cliques e em poucos segundos. Sejam ajustes rápidos ou chamas que aparecem por toda a imagem, por exemplo, tudo é possível com a instalação de plugins extras no programa.

Isso porque o Paint.NET é aberto para o desenvolvimento de melhorias, que são disponibilizadas no fórum oficial do programa. A instalação de qualquer uma das extensões é muito fácil, como mostra o tutorial a seguir. Depois, também são mostrados vários pacotes que você pode baixar e  assim incrementar o editor de imagens.

Pré-requisitos

Como instalar plugins

Para baixar os plugins, a primeira coisa a se fazer é abrir o programa, clicar em "Ajuda" e selecionar "Plugins". Depois de abrir a página no navegador, feche o programa imediatamente, pois somente assim a instalação é efetuada:

Todos os plugins estão divididos em pacotes e disponibilizados no fórum oficial do programa:

No tópico dos pacotes de plugins, você encontra o link para download:

Extraia o conteúdo em uma pasta qualquer. Você encontra vários arquivos .DLL:

Agora, abra a pasta "Effects", dentro de onde está instalado o Paint.NET. O caminho padrão é "C:\Program Files\Paint.NET\Effects\":

Pronto, agora é só abrir o programa novamente e buscar por novos conteúdos dentro de "Efeitos":

Vale lembrar que não há um limite para o número de pacotes de plugins que pode ser instalado no programa.

Conheça os pacotes de plugins e seus efeitos

Abaixo, confira vários pacotes de plugins e alguns dos efeitos mais bonitos que podem ser aplicados com eles.

BoltBaits Plugin Pack (download do plugin)

É o pacote mais completo do Paint.NET, pois traz vários ajustes e pequenos efeitos simples, como bordas e adição de relevo nas imagens.

Em "Sharpen Landscape" você deixa a foto com cores muito mais vivas, destacando traços e identificando padrões de cores, mas sem ter trabalho algum com isso. Assim, você pode controlar separadamente o céu e o gramado, por exemplo, mas ainda consegue ajustar a nitidez e a saturação:

Efeito Sharpen Landscape.

"Sharpen Landscape"

Com o "Lomography" você cria um efeito de iluminação fantástico que faz com que o foco fique no centro da imagem. A luz aplicada é forte e escurece suavamente:

Efeito Lomography.

"Lomography"

O efeito artístico "Pastel" transforma a imagem em uma verdadeira pintura em tons pastéis, com opções para escolher o tamanho do pincel e a nitidez da aplicação da tinta sobre a foto. Já o processamento de "Flames" sobre a imagem simplesmente identifica os tons mais claros sobre os escuros para criar o efeito de uma série de chamas:

Imagem em tons pastéis.Imagem em chamas.
"Pastel""Flames"

Ed Harvey Effects (download do plugin)

O pacote é mais focado em filtros, pois acrescenta muitas opções de distorção e detecção de cores na imagem. "Halftone" traz diversas opções de estilização para que a foto fique com efeitos de impressão com pontilhados. Você pode escolher a forma do pontilhado, o tamanho, o ângulo e  a luminosidade. Ondas na água também podem ser criadas com o "Drop Ripple", que traz configurações minuciosas e proporcionam um excelente resultado.

Efeito Halftone.Efeito Drop Ripple.
"Halftone""Drop Ripple"

O pacote traz também uma nova função dentro do menu "Ajustes" chamada "Soft Saturation". Trata-se de um ajuste mais suave e leve para aumentar a intensidade das cores em  uma imagem:

Saturação Suave

"Soft Saturation"

Evans Effects (download do plugin) 

O pacote acrescenta uma série de efeitos, mas o destaque fica para uma nova opção em "Ajustes", com o nome de "Conditional Hue/Saturation". Com ela, é possível criar uma seleção de cores específicas para alterar a matiz. Por exemplo: você pode mudar somente aquilo que estiver em vermelho para qualquer outra cor:

Conditional hue e saturation.

"Conditional Hue/Saturation"

. . . . .

Como você pôde ver, apesar do Paint.NET parecer um editor de imagens restrito a pequenos ajustes de cores e simples cortes de imagens, ele é capaz de aplicar efeitos fantásticos. Tudo isso é possível com o aprimoramento do programa pela instalação de plugins.

Os exemplos citados acima são apenas algumas das possibilidades de cada um dos pacotes. Além disso, na página do aplicativo estão disponíveis vários outros plugins para serem baixados. Agora é só explorar tudo e ver quais são as possibilidades.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.