A técnica de retrato falado é uma das mais difíceis do desenho à mão livre. Interpretar o que alguém está recitando de forma a transformar aquelas pouca palavras em um rosto reconhecível é complicado e trabalhoso. Tanto é verdade que dificilmente se encontra quem faça esse tipo de desenho fora do ambiente policial, onde ele é necessário.

Agora, se você quiser descobrir como é a criação de um retrato falado, por curiosidade ou quem sabe para fazer uma brincadeira com algum amigo, existem maneiras de você conseguir um resultado muito semelhante ao de um desenhista da polícia. O Baixaki mostra agora como você pode realizar esse feito.

Pré-requisitos

Para a criação do retrato falado, neste artigo será usado o serviço online PimpTheFace, que você pode acessar pelo link abaixo.:

Acesse o PimpTheFace

O PimpTheFace permite que você crie retratos “falados” com facilidade, apenas escolhendo e editando características escolhidas a partir de uma lista de desenhos.

Outra possibilidade – que será explorada neste tutorial – é a de criar um retrato a partir de uma fotografia. Acompanhe como se cria um retrato falado do presidente estadunidense Barack Obama no vídeo a seguir: