O Baixaki vem desvendando os mistérios de algumas ferramentas e filtros do Adobe Photoshop, mas claro que para poder abordar tudo é necessário falar de uma coisa de cada vez. Hoje iremos mostrar algumas aplicações e modos de utilizar o Liquify (filtro Dissolver no Photoshop em Português), um filtro manual que pode ajudar na modificação de elementos das imagens.

O Liquify é na verdade um filtro que permite ao usuário fazer vários tipos de alterações, no qual tudo é definido de acordo com o que você realizar com o mouse. Na maioria dos casos o Liquify é utilizado somente para aumentar partes do corpo ou encolher outras partes, porém hoje iremos mostrar várias utilidades desse filtro — em sua grande maioria, para criar imagens abstratas.

 

Opções de Ferramenta

Para poder utilizar o Liquify, primeiramente é necessário configurar a ferramenta que você irá utilizar. Utilize as opções para modificar o tamanho, a densidade, a pressão e o ritmo de cada ferramenta. As  opções variam de acordo com o tipo de efeito que você deseja aplicar, sendo importantíssimo configurar o pincel antes de utilizá-lo.

Por exemplo: não aumente muito o tamanho do pincel para trabalhar com imagens de baixa resolução, pois certamente você não terá controle e precisão sobre as alterações que estiver realizando. Também não adianta aumentar o valor da pressão do pincel sendo que você deseja criar somente um efeito superficial.

Vamos lá

Abra alguma imagem para você começar a fazer seus testes com o Liquify. O filtro está acessível através do menu “Filters” (Filtro) na opção “Liquify” (Dissolver).

Em nosso exemplo utilizamos a imagem abaixo para realizar as experiências com o Liquify.

Ferramenta Deformação Progressiva

O primeiro item que o Liquify disponibiliza é a opção “Forward Warp Tool” (Ferramenta Deformação Progressiva), que serve justamente para empurrar alguma parte da imagem para outro local. Essa ferramenta é utilizada em diversas ocasiões e não há segredos em seu funcionamento. Apenas clique com o botão esquerdo do mouse sobre a parte que você deseja mover, e mantendo o botão pressionado, arraste o cursor para o local onde você deseja esticar aquela área. Confira os exemplos abaixo.

Ferramenta Reconstruir

A ferramenta mais interessante do Liquify, certamente, é a Reconstruir. Não importa o quanto você modifique a imagem, o quanto ela seja destorcida, espichada, encolhida, a Ferramenta Reconstruir consegue desfazer qualquer alteração que você tenha feito. E não pense que ela é uma ferramenta qualquer que apenas memoriza suas atividades num histórico e depois restaura utilizando um “Ctrl + Z” automático.

Muito pelo contrário, a Ferramenta Reconstruir consegue compreender as alterações que você efetuou e aos poucos ela vai retroceder ao conteúdo original. Tudo que ela faz é baseado em um sistema muito inteligente do Adobe Photoshop, sendo que o usuário determina o modo como a ferramenta deve reconstruir a imagem original.

Ferramenta Girar em Sentido Horário

Apesar de parecer não ter utilidade, esta opção serve para você transformar retas em espirais. Há diversas ocasiões em que você pode utilizar a “Ferramenta Girar em Sentido Horário”, em muitos casos é possível criar ondas vistas de uma perspectiva superior, ou então, criar objetos que possuam o formato de redemoinho.

Ferramenta Enrugar

Esta opção serve para você diminuir o tamanho de tudo que está em determinada área com uma mesma proporção, tendo como foco o ponto central da seleção. Se você não sabe para que utilizar esta ferramenta, nós damos a dica: diminua o nariz, encolha os olhos, diminua a largura dos braços e muito mais.

Ferramenta Inchar

Ao contrário da opção “Enrugar”, esta ferramenta aumenta os elementos de uma mesma, e do mesmo modo como a Ferramenta Enrugar, a proporção do efeito é a mesma, sendo que tudo aumenta a partir do ponto central. Quer saber algumas aplicações para a ferramenta? Simples, se você pensava num modo de aumentar o busto, a cintura, distorcer um objeto qualquer, ou outras atividades que precisem de algo que estique mantendo proporções, acaba de encontrar a ferramenta ideal.

Ferramenta Empurrar para a Esquerda

O próprio nome diz tudo, esta ferramenta serve para empurrar a área que você selecionar para a esquerda. Apesar de parecer simples, a ferramenta tem certa complexidade no uso.

 

Ferramenta Espelho

Mesmo quem entende muito de Photoshop fica na dúvida quando se questiona quanto à Ferramenta Espelho, porque ao contrário do que parece, ela não espelha como o esperado. Simplesmente, ela é uma ferramenta bem difícil de utilizar, porém ela tem sua utilidade. Abaixo você confere como utilizar esta ferramenta.

Para usar a ferramenta espelho, você deve clicar sobre a imagem que deseja utilizar e rotacionar o mouse. Ao rotacionar em sentido horário, a imagem terá seu tamanho reduzido, como se ela estivesse refletindo em um espelho convexo. Se você rotacionar no sentido contrário, a imagem será invertida de lado, como se fosse num espelho comum. O grande problema dessa ferramenta consiste na velocidade que você aplica ao rotacionar, pois é muito raro conseguir um bom resultado.

Ferramenta Turbulência

A Ferramenta Turbulência serve simplesmente para bagunçar a imagem. Ela realmente cria uma turbulência e deixa partes da imagem tremidas, parecendo com ondas.

Ferramenta Congelar Máscara

Com a Ferramenta Congelar Máscara é possível isolar elementos da imagem, para que ao utilizar outros efeitos no conteúdo da imagem, a parte congelada não seja afetada. Para quem procura utilizar esta ferramenta, vale frisar que ela tem uma tolerância, portanto, sempre selecione uma área maior do que aquela que você deseja proteger. Salienta-se ainda, que para imagens muito grandes, a Ferramenta Zoom pode auxiliar na hora de congelar a máscara.

Note que após congelar a máscara, as partes protegidas pela seleção não sofrem influência de outras ferramentas.

Ferramenta Descongelar Máscara

Nem sempre é possível selecionar toda a área que será congelada com precisão, por isso o Liquify traz a Ferramenta Descongelar Máscara para ajudar você a aperfeiçoar as bordas das seleções.

Ferramenta Mão

Esta ferramenta não é utilizada com frequência, porque ela serve para mover a imagem, contudo, a maioria dos usuários não edita imagens de qualidade muita alta, fator pelo qual também não utilizam Zoom, o que acarreta numa quase inutilidade da Ferramenta Mão.

Ferramenta Zoom

Sem dúvida alguma, esta ferramenta é essencial para que o Liquify funcione com maior precisão. Em imagens de alta resolução, principalmente, esta ferramenta tem um papel crucial, pois ela permite que a imagem seja alterada em seus mínimos detalhes. Ao utilizar a Ferramenta Zoom é possível fazer coisas e efeitos surpreendentes, porque você consegue modificar as bordas e o conteúdo de cada elemento detalhadamente.

Acima está o resultado de algumas alterações realizadas na nossa imagem. Claro que estes exemplos foram básicos, mas são fundamentais para que você possa aprender a aplicar o Liquify em outras imagens. Boa sorte em sua jornada com o Photoshop e até uma próxima!

Cupons de desconto TecMundo: