Fazer seleções é algo essencial para se editar imagens. Seja no GIMP ou em qualquer outro software de edição, a Ferramenta Laço é indispensável para aquelas situações em que se faz necessário marcar uma área irregular ou até mesmo destacar algum detalhe de uma foto ou desenho. Contudo, este recurso, no GIMP, é mostrado no estilo “dois em um”. Isto porque o ícone para ativar a ferramenta é um só, porém conforme você clica ou arrasta, ele se torna algo como o “Laço Poligonal” do Photoshop (se clicar em pontos separados) ou apenas seleção à mão livre (se clicar arrastando o cursor).

Neste tutorial você ficará sabendo como usar esta ferramenta e qual são as situações mais adequadas para cada modo em que ele pode ser colocado. Portanto, se ainda não o fez, abra o seu GIMP para começar a descobrir o melhor modo de usar a tão famosa “Ferramenta de Seleção Livre” ou simplesmente, o “Laço”.

Conhecendo melhor a ferramenta

A Ferramenta de Seleção Livre é um recurso extremamente útil para qualquer usuário que deseje fazer mudanças e edições em geral nas suas imagens. É um recurso que atende muito bem às exigências de quem precisa selecionar uma área irregular ou traçar o contorno de alguma forma contida na imagem. Diferente das outras ferramentas de seleção, esta não trabalha com sistemas de cores nem formas geométricas predefinidas.

O funcionamento da seleção por Laço só depende do traçado que você delimitar na imagem. Observe a imagem ao lado.

Modos de seleção

Assim como a Varinha Mágica, a ferramenta Laço também é um recurso que possui modos de seleção como “Adição”, “Subtração”, “Substituição” e “Intersecção”. Todas elas funcionam exatamente da mesma maneira nas duas ferramentas.
Substituição

É o modo padrão. Fica selecionado automaticamente toda vez que você troca de uma ferramenta qualquer do painel para esta.

Adição

Substitui a necessidade de pressionar SHIFT toda vez que for necessário selecionar mais de uma região específica.

Subtração

Substitui a necessidade de pressionar CTRL toda vez que for necessário excluir regiões de uma seleção.

Intersecção

Seleciona a área em comum entre duas seleções anteriores.

Efeitos de seleção

Neste ponto, a ferramenta Laço diverge da Varinha Mágica. Enquanto uma possui vários efeitos e configurações, esta não passa de duas checkboxes para a suavização das bordas quando houver a necessidade de apagar alguma região da imagem.

Suavizar

Já vem pré-selecionada e procura diminuir o serrilhado dos pixels quando uma área é excluída.

Enevoar bordas

Funciona da mesma maneira que o “Suavizar”, porém este efeito é um pouco mais forte e pode ser configurado de acordo com as suas necessidades.

Bem, agora que você já conheceu melhor esta ferramenta, use-a para fazer seleções que exijam uma maior precisão nos traços e até mesmo aplique efeitos, cores e gradientes apenas nas regiões selecionadas! E você? Conhece alguma outra utilidade para a Ferramenta de Seleção Livre? Conte para a gente no seu comentário!

Fique ligado para mais tutoriais e dicas do GIMP! Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo: