Previna-se das cópias

1 min de leitura
Imagem de: Previna-se das cópias

A cópia não autorizada de conteúdo é um problema que vem crescendo. Com a expansão da internet este crime é ainda mais comum, pois a facilidade de acesso aos conteúdos é um facilitador desta prática. Hoje você vai aprender a inserir marcas d`áqua em seus textos usando o Word 2007 e evitar que todo o seu trabalho seja vítima de apropriação indevida.

As marcas d`água ajudam a proteger seus arquivos caso eles sejam impressos, visualizados ou compartilhados, pois é possível inserir seu nome, logomarca ou alguma mensagem que explicite que você é, de fato, o criador daquele documento. Para quem não sabe, o Word oferece a opção de aplicar estas marcas em todas as páginas, sob o texto e, desta forma proteger suas criações.

Carimbo neles!

O Word 2007 oferece duas opções de marca d`água: imagem e texto. Ambas são inseridas praticamente da mesma forma e com elas é possível assegurar seus direitos autorais. Acompanhe no vídeo abaixo como inserir sua marca d`água, ou se preferir, acompanhe passo a passo como usar esta ferramenta.

Imagem como marca d`água

Para inserir uma imagem como marca d`água, em primeiro lugar vá até a aba “Layout de página/Marca d`água”. Clique nesta ferramenta e escolha um dos vários exemplos de marcação oferecidos pelo Word (1) e, em seguida vá até “Personalizar Marca d`água” (2) - clique na imagem para ampliar.

Passos para a marca

Para personalizar sua marca d`água usando uma imagem, selecione a opção “Marca d`água de imagem”. Na sequência, procure pela imagem e conclua as configurações de tamanho na opção “Dimensão”.

Configuração de inserção de imagem.

Agora, é só conferir o resultado.

Marda d`água com imagem

Texto como marca d`água

Para inserir um texto como marca d`água o procedimento é quase o mesmo, entretanto na hora da configuração os passos variam levemente. Abra a ferramenta usando os mesmos passos descritos acima, mas na hora de configurar as preferências, ao invés de usar a opção de imagem, você precisa usar a de texto que se encontra logo abaixo.

Configuração do texto.

Nesta caixa, basta editar a fonte, palavras e sua posição em relação à folha, ou seja, se ela ficará na diagonal ou na horizontal. Pronto! Sua marca d`água em forma de texto está pronta. Confira abaixo um exemplo.

Marca de texto.

Agora você já sabe usar mais uma ótima ferramenta disponibilizada pelo Word, sendo assim, não deixe se personalizar seus arquivos, principalmente se você for disponibilizá-los pela internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.