O Picasa oferece uma maneira muito atraente para você divulgar suas imagens. São as colagens, ou seja, composições de várias fotos que criam um efeito muito divertido. De fato, este não é um recurso novo deste serviço do Google. Trata-se de uma função pouco conhecida, mas que merece destaque pois os resultados podem ser muito atraentes.

Quem conhece o Picasa provavelmente já passou pelo menos os olhos por esta ferramenta. Quem ainda não conhece pode experimentar este ótimo gerenciador de imagens. Clique aqui para baixar e saber mais sobre ele.

Começando

Para começar, você deve escolher as imagens que farão parte da montagem. Como suas fotos podem estar em pastas diferentes, então há duas maneiras para selecionar as imagens.

Caso todas as imagens estejam na mesma pasta, basta clicar sobre as fotos desejadas com o botão "Control" apertado.

Em imagens na mesma pasta, basta selecioná-las normalmente.

Agora, caso as imagens estejam em pastas diferentes, você deve selecioná-las e clicar em “Manter os itens selecionados”. Cada vez que você trocar de álbum, é necessário repetir este procedimento.

Lembre-se de clicar neste botão para selecionar imagens de pastas diferentes.

Colando

Com as imagens devidamente selecionadas, clique sobre o botão “Colagem”.

Clique neste botão na parte de baixo da tela.

O Picasa oferece seis tipos de montagem.

Escolha entre seis modos diferentes para fazer sua colagem.Pilha de fotos – cria uma montagem com as fotos como se elas fossem Polaroid empilhadas de maneira desordenada.

Mosaico – pode ser feito de duas maneiras diferentes. A primeira ajusta as imagens na página automaticamente. A segunda deixa uma maneira centralizada como destaque e posiciona as outras imagens ao redor. Aqui é recomendável selecionar pelo menos nove imagens para completar a montagem.

Folha de contatos – é semelhante ao mosaico, mas distribui as imagens organizadas e com cabeçalhos.

Grade – organiza as imagens em colunas e linhas regulares.

Exposição múltipla – uma fusão das imagens como se elas fossem transparentes. Neste caso é recomendável utilizar poucas imagens.

Após escolher o modelo de sua montagem, ela será exibida à direita. Atente para o menu no lado esquerdo. Ele oferece opções para você aperfeiçoar a disposição das imagens. Essas opções variam dependendo do tipo de montagem que você escolher.

O que você pode trabalhar:

Bordas da imagem – para montagens com Pilhas de Fotos e Folha de Contatos. Escolha entre exibir a imagem sem borda, uma borda branca sem formatação ou o efeito Polaroid.

Opções de plano de fundo – aqui você define se é melhor usar uma cor sólida ou uma imagem como fundo, além de definir o formato da página. Opções adicionais incluem desenhos de sombras e legendas. Em montagens do tipo Mosaico, Grade e Exposição Múltipla, esta opção é limitada.

Orientação – oriente a sua criação vertical ou horizontalmente.

Espaçamento da grade: disponível para Mosaicos e Grade. Basta deslizar o indicador para definir o espaço entre as imagens.

Variações das opções que dependem do modelo de montagem.

Durante este processo na criação de sua montagem, é possível adicionar mais imagens a qualquer momento. Para isso, clique na aba “Clipes”. A pasta com as imagens que você está trabalhando será exibida um pouco mais abaixo. Selecione as imagens que você quer adicionar e clique no botão “+”. Se você deseja adicionar imagens de outra pasta, clique no botão “Obter mais”. Selecione as imagens desejadas e use o botão “+” para adicioná-las à montagem.

Adicione imagens mesmo que você já esteja com a montagem encaminhada.

Use os botões sobre e abaixo da montagem para selecionar e dispor as fotos como você preferir.

Use estes botões para aprimorar a disposição das imagens.

Esses dois botões criam a sua montagem.Para remover uma foto da montagem, selecione-a e clique sobre o botão “Remover”. Quando seu trabalho estiver pronto, clique em “Criação de colagem”. Alternativamente, clique no botão “Plano de fundo da área de trabalho” para criar a montagem e já exibi-la como papel de parede.

Imediatamente você pode compartilhar sua criação com amigos, bastando fazer o upload para o Picasa ou então enviando emails. Todas as montagens feitas, além dos rascunhos, serão salvos na pasta “Colagens”, que pode ser localizada no diretório “Minhas Imagens”-“Picasa”. No meio da criação de uma colagem, se você tentar sair do Picasa, você será perguntado se deseja salvar o trabalho em progresso. Dessa maneira, rascunhos são salvos facilmente e você não perde nada.

Cupons de desconto TecMundo: