Para fazer pequenos ajustes em fotografias, muitas vezes por falta de conhecimento de programas alternativos recorremos a ferramentas profissionais e  com um custo considerável. Por isso é importante conhecer o Gimp, um editor de imagens gratuito que pode substituir diversas funções do Photoshop ou Corel Draw. Aventure-se e aprenda um pouco mais sobre esta excelente ferramenta com os tutoriais rápidos do Baixaki a seguir. Desta vez ensinaremos você a realizar pequenos realces, tais como aplicação de contorno ou borda a uma foto, bem como iluminação e realces de  tons e cores.

Quando queremos neutralizar as cores de fundo onde uma imagem será publicada ou mesmo ressaltar uma fotografia, podemos usar as bordas. E no Gimp isso é muito fácil de fazer.

Primeiramente, clique na ferramenta caixa de seleção e envolva a imagem por completo. Em seguida, acesse o menu “Seleção” e escolha“Criar Borda”. Feito isso, é só definir o tamanho desejado para ela em pixels. Já se o objetivo for trocar sua cor, você deve adicionar uma nova camada à figura por meio do menu “Camada” e “Nova Camada”. Então utilize a ferramenta de preenchimento, escolha a cor de sua preferência e clique sobre a borda criada.

Adicionando uma borda.

Outra forma de fazê-lo é, após selecionada a imagem como no exemplo anterior, seguir pelo menu “Editar” e “Contornar Seleção”. Pronto, agora você precisará definir a largura da linha de contorno em pixels e optar por aplicar uma cor sólida ou uma textura. Também é possível escolher o estilo da linha aplicada.

Depois é permitido fazer diversos ajustes com relação a equilíbrio de cores, alterações em contraste e brilho, tonalidades e matizes, colorizar, limitar, retornar determinada cor a tonalidades de cinza entre outras opções apenas acessando o menu “Cores” e selecionando a opção desejada. Ufa! Enfim, são muitas opções para você personalizar do jeito que quiser!

Cupons de desconto TecMundo: