Há quatro tipos básicos de ferramentas para realçar ou consertar imperfeições em uma foto, principalmente digitais: melhoria de composição, melhoria de cores, melhoria de nitidez e remoção de elementos desnecessários.

Melhoria de composição

A melhoria de composição envolve recursos como rotação e corte de imagens. O primeiro é acessível através de um ícone na barra de ferramentas ou do atalho Shift+R com a imagem selecionada.

Uma maneira para acessar essa e outras ferramentas.

Quando você alinhar a imagem do jeito que deseja, clique em “Rotacionar” ou então tecle Enter.

Rotacione como quiser.

Cortar imagens também é muito simples. Acione a ferramenta de corte na barra de ferramentas ou então use a combinação Shift+C.

A chamada

Com a ferramenta ativa, movimentos de clique e arraste na imagem formarão retângulos. Também é exibida uma caixa de diálogo que lhe permite ajustar as dimensões da região que você deseja. Quando estiver pronto, clique sobre a seleção ou sobre o botão “Cortar” na caixa de diálogo.

A área selecionada e as opções de corte.

Melhoria de cores

Ajustes automáticos de cor: muita facilidade.O GIMP pode corrigir níveis de cor automaticamente. Para isso, clique no menu“Cores” e acesse a opção "Automático". Você verá uma lista de ferramentas que pode utilizar:

Equalizar: ferramenta que busca espalhar as cores de maneira homogênea. Pode deixar a imagem extremamente contrastada.

Equilíbrio de Branco: realça tons de branco e preto das imagens.

Esticar Contraste: normaliza o brilho da imagem através dos canais vermelho, verde, azul independentemente.

Esticar HSV: faz o mesmo que a ferramenta “Esticar Contraste”, porém no espaço de cor HSV.

Normalizar: ajusta toda a imagem uniformemente até que o ponto mais brilhante atinja o limite de saturação.

Realce de cor: aumenta a saturação das cores na camada sem alterar brilho ou nitidez.

Ajuste de nitidez

Se há um pequeno borrão em uma imagem, é possível suavizá-lo através do filtro “Máscara de Desaguçar”. Há dois parâmetros, raio e quantidade. Ajuste-os conforme a necessidade.

A ferramenta e os padrões.

Para imagens com poucas condições de luz, é possível diminuir o granulado característico através de outro filtro, o Desfocagem Gaussiana Seletiva (ajustando o raio para um ou dois pixels). Acesse-o através do menu “Filtros” e, em seguida, a opção “Desfocar”.

Há ainda uma terceira opção, o filtro “Desentrelaçar”, acessado através do menu de realce dos filtros.

Removendo Elementos desnecessários

O filtro “Desentrelaçar” também ajuda a remover objetos desnecessários de uma imagem. Para usá-lo com eficiência, você deve fazer uma pequena seleção com a poluição e uma pequena área em volta dele. Esta ferramenta não proporciona bons resultados em grandes áreas. Se você tem mais de um objeto desnecessário na imagem, é preciso usar o filtro em cada um deles.

Outra ferramenta que você pode utilizar é o removedor de olhos vermelhos. Selecione a parte vermelha dos olhos com uma das ferramentas de seleção e então selecione o filtro “Remoção de Olho Vermelho”, na opção “Realçar” do menu “Filtros”.

Remova olhos vermelhos com facilidade.

Cupons de desconto TecMundo: