Olá, galerinha. Neste tutorial para Photoshop, vou ensinar vocês a recriarem uma das obras mais famosas da Pop Art, principal movimento artístico da década de 60 e até hoje um dos mais apreciados por muitos críticos.

A onda da Pop Art visava, basicamente, criar uma forma de arte que fosse assimilada pelos novos rumos da cultura de massa que enchiam as casas das pessoas. O famoso american way of live era muito bem traduzido em quadros e diversos tipos de obras, sempre muito coloridos e até mesmo exagerados para a época.

Andy Warhol

Um dos principais artistas da época, ajudou a emplacar mitos emergentes do cinema de Hollywood, como sua atriz preferida, Marilyn Monroe. Em uma pintura mecânica dela, criou um dos quadros mais famosos do movimento, que provavelmente você já tenha visto pelo menos uma vez na vida. Neste tutorial, vamos ensiná-lo a reproduzir, no Photoshop, o efeito de serigrafia adotado por Warhol na década de sessenta.

EFEITO POP ART!

Para aplicar o efeito de serigrafia e mescla de cores adotado por Andy Warhol é interessante que você busque uma foto em que o rosto e o corpo da modelo esteja em primeiro plano, e que de preferência não contenha muitos detalhes fora da silhueta corpórea, facilitando a aplicação do efeito.

Preparando a imagem

1.    Duplique a camada de fundo de sua foto, como indicado na figura.

2.    Crie uma nova camada vazia e coloque-a abaixo da cópia de fundo.

3.    Retire a cor da foto, acessando Image/Adjustments/Desaturate.

4.    Pinte a camada vazia com uma cor sólida de sua preferência.

5.    Remova o fundo da cópia com sua ferramenta de seleção preferida. (Em casos de fundo uniforme é interessante usar a Magic Eraser Tool)

6.    Selecione a camada da foto, aplicando o efeito Image/Adjustments/Threshold a ela, da maneira que achar mais interessante.

Colorindo

1.    Agora, você deverá estipular duas cores distintas para a modelo da foto, usando a ferramenta Image/Adjustments/Gradient Map. (Clique em cada um dos pontos indicados na barra horizontal, aplicando uma cor de sua preferencia para cada um deles, como indicado na foto)

2.    Mescle as camadas de edição, criando uma única foto através da função Merge Down.

Ajustes finais

1.    Acesse Edit/Transform/Scale e diminua o tamanho da imagem em proporção à tela. (Para um resultado de 2X2, basta diminuir a figura pela metade)

2.    Arraste a foto para um dos cantos da tela e copie esta camada mais 3 vezes, arrastando-as  novamente até preencher o quadro com uma cópia em cada canto.

3.    Finalmente, modifique as cores das imagens em Image/Ajdustments/Hue/Saturation.

Você pode dar asas à sua imaginação aplicando diferentes filtros para texturizar a imagem, além de inserir diferentes cores e saturações a ela, deixando tudo da maneira que achar mais interessante. Em cerca de dez passos principais, é possível obter o efeito de serigrafia em cores fortes utilizado por Andy Warhol na década de sessenta, relembrando um dos movimentos artísticos contemporâneos mais interessantes das últimas décadas.

Cupons de desconto TecMundo: