As texturas dos jogos tridimensionais evoluíram muito nos últimos tempos. Já era o tempo em que bastava ter uma grande capacidade de polígonos e pintá-los de qualquer maneira fazer um game. O realismo exige que novos tratamentos sejam criados para as superfícies do seu game e assim atender às necessidades do jogador. Descubra agora do que se trata a filtragem trilinear.

Bilinear x Trilinear

A filtragem de texturas 3D mais simples que existe atualmente é a bilinear. Nela a figura retratada não recebe nenhum tratamento especial e aparece crua na tela do seu micro. Quando duas cores diferentes são postadas lado à lado a margem entre as duas é brusca e causa um efeito grosseiro aos olhos do espectador.

Pensando na melhora da qualidade das imagens, foi desenvolvida a filtragem trilinear que, como o nome já diz, cria uma terceira linha de contraste. Desta maneira a transição entre as duas cores do exemplo acima é suavizada com a criação de uma área de transição. O resultado é uma sensível melhora em texturas, principalmente as visualizadas perpendicularmente.

Acabamento mais suave na trilinear.Infelizmente tanto a filtragem trilinear quanto a bilinear pecam na criação de texturas oblíquas. Ou seja, o desenho criado para quem olha a figura de um ângulo próximo de 90 graus é nítido, mas a qualidade diminui à medida que o objeto se aproxima de ângulos menores. Isto se dá por conta de que a fórmula é eficiente para o primeiro caso, mas apresenta falhas no segundo.

Anisotropic

A solução para este impasse tem nome: anisotropic. O tratamento que esta filtragem dá a textura varia de acordo com o ângulo do observador e previne o problema descrito acima. Infelizmente este tratamento exige o suporte da placa de vídeo e somente as mais atuais são capazes disto. Em outras palavras, a melhor saída mais uma vez acaba custando mais caro.

Como o dia em que todos os jogadores possuam uma máquina exemplar ainda está longe de se tornar realidade, o melhor a fazer é conhecer bem os elementos que compõem o seu game. Caso o seu hardware suporte sem comprometer a velocidade do seu game, textura trilinear é melhor que a bilinear, mas a anisotropic é a solução ideal.

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