Filtro bilinear é uma opção avançada para o processamento gráfico no qual a placa de vídeo suaviza transições entre cores. É um método de filtragem utilizado para suavizar texturas quando exibidas em tamanho maior ou menor do que elas realmente são.

Esse procedimento é necessário, pois, na maioria das vezes que uma forma texturizada é desenhada na tela, essa textura não é exibida exatamente como armazenada (sem nenhuma distorção).

Por exemplo: quando uma imagem é transformada (escalada, rotacionada, etc.), é comum faltar recursos para determinar valores para todos os pixels. Se largura e altura são dobrados, o número de pixels é quadruplicado. É possível determinar estes valores para 25% destes pixels com tranqüilidade, mas é necessário adivinhar ou interpolar os valores dos pixels restantes.

Por isso, a maioria dos pixels precisa usar um ponto que seja entre arestas, assumindo que tais arestas sejam pontos. Não importa onde essas arestas estejam localizadas desde que elas sejam consistentes. A filtragem bilinear usa esses pontos para executar a interpolação bilinear entre as quatro arestas mais próximas ao ponto que o pixel representa.

Utilizando os valores dos pixels vizinhos para completar a imagem.

O filtro bilinear é eficiente com imagens até 50% reduzidas ou 50% aumentadas, podendo gerar texturas mal-feitas em outros casos. Geralmente utiliza-se o método de mipmapping para melhorar a performance, mas nem sempre isso garante um bom resultado.

Em games

Este filtro é ideal para paisagens distantes.Nos jogos, filtros bilineares são usados principalmente para aplicar textura a uma superfície, pois a forma bidimensional das superfícies é alterada. Vértices afastados aparentam estar juntos quando vistos de longe e a textura deve ser transformada.

Essas texturas são suavizadas e conseguem visual mais convincente. No entanto, em uma superfície com distância aprofundada, a textura pode ficar cada vez menos clara à medida que se afasta do ponto de visão. É aqui que a técnica do mipmapping entra em ação, criando várias versões menores e limpas da mesma textura.

Mas isso também tem seus pontos negativos. Pelo fato de aplicar múltiplas texturas em uma única superfície e filtrá-las separadamente, surgem linhas perceptíveis onde há uma troca nos níveis de mip. Essas linhas aparentam muito irreais quando você movimenta, pois elas mantêm uma distância constante do ponto de visão. A partir daí, uma outra técnica entra em ação, a filtragem trilinear. Mas isso é tema para outro artigo.

Mipmapping

Detalhe de como o mipmapping "engana".Mipmaps são coleções de imagens pré-calculadas e otimizadas que acompanham uma textura principal com o objetivo de aumentar a velocidade de renderização e reduzir a utilização de artefatos para aliasing. Mipmapping é a técnica que aplica os mipmaps em jogos e outros sistemas de processamento de imagem tridimensional.

As letras MIP formam o acrônimo para a frase multum in parvo (latim, muito em pouco espaço).

Cupons de desconto TecMundo: