A série de artigos Need For Speed está de volta e no quinto artigo iremos lhe mostrar um efeito bem interessante que está presente nos jogos de corrida da EA. Hoje você aprenderá a criar o efeito “Motion Blur” e a realizar a transição de uma imagem estática para uma imagem em movimento.

Para realizar o tutorial de hoje você vai necessitar da foto do seu carro parado e de uma foto com um cenário (ou se você tirar uma foto do carro no meio da rua, não precisa da foto do cenário). O cenário fica ao seu critério, porém é recomendado que você capture as imagens em um ângulo parecido, pois isso torna a imagem mais real. Confira como deve ficar o resultado final do tutorial.

Resultado final

Já para a oficina do GIMP...

1) Abra a imagem do cenário no GIMP. Agora arraste a imagem do carro para a janela de camadas.

Adicione o carro em uma nova camada

2) Selecione apenas o carro, deletando o cenário que havia na foto. Recorte o carro e cole-o em uma nova camada.

Recortando o carro e colando em uma nova camada

3) Redimensione o carro de modo que ele fique em uma boa proporção. Arraste-o para o local onde deseja que ele fique posicionado no resultado final.

Redimensione e arraste

4) Averigúe se o carro está numa perspectiva parecida com a da imagem. Caso não esteja, utilize a “Ferramenta de Perspectiva” para ajustá-lo.

Altere a perspectiva do carro

5) Duplique a camada do carro e a do cenário. Renomeie as camadas como na imagem abaixo.

Duplique as camadas e renomeie

6) Analise bem o cenário e veja qual o local em que a imagem está mais distante. Anote os valores deste ponto. Para poder visualizar melhor o cenário é interessante ocultar as camadas do carro.

Analisando a foto

7) Aplique o filtro de “Borrão de Movimento” com o modo Zoom, usando os pontos que você anotou e com o valor que você preferir.

Use o filtro Borrão de movimento

8) Agora utilize o filtro “Borrão de Movimento” na camada do carro. Use o modo Linear e escolha um ângulo que indique para o mesmo ponto onde o cenário está se movimentando.

Use o mesmo filtro na camada do carro

9) Altere o modo das camadas como abaixo:

Modifique o modo das camadas

Carro em movimento: Adição
Carro parado: Multiplicar
Cenário em movimento: Somente clarear

10) Selecione apenas as rodas do carro e aplique o filtro de “Deformação interativa”. Use o modo anti-horário e aplique suavemente.

Entortando a roda...

Por fim, resta apenas retocar a imagem. Você pode alterar os níveis de brilho e contraste e até adicionar mais detalhes ao carro. Veja abaixo a comparação entre a imagem inicial e a final.

Antes e depois do efeito

Vale frisar que seu efeito pode ficar diferente, pois tudo varia de acordo com a iluminação do cenário, do carro e também do tamanho da imagem. Efetue testes com cada efeito e veja como fica melhor (nem sempre nossos valores vão dar o melhor resultado em seu projeto), assim sua foto vai ficar muito mais show!

Por hoje é só! Espero que tenham curtido a idéia de colocar este efeito na foto e a série Need For Speed ainda não acabou, portanto fiquem ligado no Baixaki para mais!

Cupons de desconto TecMundo: