O especial Need For Speed para GIMP é uma das grandes provas do potencial que o GIMP proporciona para editar imagens. E é justamente pensando nisso que o Baixaki traz hoje mais um truque para você: a aplicação de luz néon em seu carro. Isso mesmo, se você sempre sonhou em ter néon em seu carro, chegou a grande hora de criar, nem que seja apenas virtual.

Neste tutorial vamos ensinar como aplicar uma luz néon na parte lateral do carro, mas você pode aplicar aonde preferir. A versão do GIMP utilizada foi a 2.6.0 e é recomendado que você use esta versão ou uma superior.

Obviamente antes de começar este artigo você precisará de uma foto do seu carro para aplicar o efeito. Recomenda-se que seja uma foto noturna para que a luz aplicada no tutorial fique visível, visto que na luz do dia o néon quase não surte efeito. Após ter a foto no computador, comece o tutorial.

A luz néon vai deixar seu carro brilhando!

1) Depois de abrir sua foto, selecione uma parte abaixo da lateral do carro para aplicar o efeito. Copie esta parte e então cole-a numa nova camada.

Crie uma seleção na lateral do carro

2) Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem.

Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem

3) Aplique o filtro “Neon” (presente no menu “Filtros” na opção “Alfa para Logo”) na camada. A cor do néon é você quem escolhe e o valor da propagação também (de preferência opte por um alto valor para que a luz se espalhe mais).

Aplique o neon

4) Repare que o após aplicar o filtro você obtém três camadas. Delete a camada “Background” e deixe as outras duas visíveis.

Remova a camada Background

5) Agora aplique o filtro “Desfocagem gaussiana” para que a luz fique mais dura. Faça isto nas duas camadas do néon.

Desfoque as camadas do neon

6) Note que a luz se espalhou na lataria do carro também, portanto selecione a área em que ela se propagou e exclua esta região.

Delete a luz excessiva

7) Finalmente, altere o modo da camada “Neon Tubes” para “Sub-exposição”.

Mude o modo da camada

Pronto, seu carro está um pouco mais tunado! Caso você tente aplicar o efeito em uma foto onde o carro esteja em movimento — como em nosso exemplo —, talvez seja interessante adicionar o filtro “Borrão de Movimento” (presente no menu “Filtros” na opção “Desfocar”) para que o néon não fique estático.

Resultado final

Seu resultado final deve ter ficado parecido com o nosso. Repare que nosso carro possui mais detalhes além do néon e isto é fruto dos artigos anteriores da série. Confira o artigo para alterar a lataria clicando aqui.  Vale frisar que dependendo da cor que você utilizar o efeito pode surtir resultados diferentes. O artigo de hoje termina aqui, até a próxima semana com mais Need For Speed somente para GIMP!

Cupons de desconto TecMundo: