Photoshop: Letras luminosas

5 min de leitura
Imagem de: Photoshop: Letras luminosas

Como muitos já sabem, o Adobe Photoshop oferece muitas ferramentas e recursos para criar todo tipo de imagem. Obviamente, a criatividade e habilidade ao utilizar os recursos do editor são fundamentais para que os resultados finais sejam produzidos como o esperado. O Baixaki tem o prazer de criar mais um incrível tutorial para você que é usuário do mais famoso editor de imagens.

No tutorial de hoje você aprenderá a elaborar uma imagem que utiliza os artifícios luminosos e a escrita como arte. Em nosso exemplo utilizamos o Adobe Photoshop CS4 — a interface que optamos por utilizar foi a “Essentials”—, sendo que algumas opções podem variar se você utilizar alguma versão anterior.

Crie uma nova imagem

Vá ao menu “File” e clique em “New”. Utilize a resolução que você preferir.

Nova Imagem

Alterando a camada de fundo

Repare que ao criar uma nova imagem, o Photoshop automaticamente define uma camada com o nome de “Background”. Note que esta camada está trancada (há um cadeado ao lado dela). Para destrancar a camada você deve clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção “Layer From Background...”. Após isso, sua camada será renomeada para “Layer 0”.

Layer From Background...

Pois bem, a camada “Layer 0” não pode ficar em branco, portanto deve-se aplicar um degradê sobre ela (o qual causará um efeito muito legal posteriormente). Optamos por utilizar uma mistura de verde e preto, porém você pode optar por quaisquer cores para o fundo.

Para aplicar o degradê é fácil, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a camada “Layer 0” e então escolher a opção “Blending Options”. Uma janela é exibida com várias opções na lateral esquerda. Marque a opção “Gradient Overlay” e clique sobre ela. Na parte esquerda da janela você deve estar visualizando vários esquemas de mistura e é neste campo que você deverá criar um novo degradê.

Gradient Overlay

Crie o novo degradê efetuando um clique com o mouse na mistura que o Photoshop define por padrão. Automaticamente o programa irá abrir uma janela para você definir uma nova mistura. Para definir as cores, você deve dar um duplo clique sobre as flechinhas que estão próximas a barra de cores. Repare que na parte de baixo da mistura, há uma flechinha no canto esquerdo e outra no canto direito. Na parte direita da mistura você deve definir a cor preta e na outra extremidade a cor que preferir (verde, azul, vermelho, ou qualquer outra).
Atenção: A cor da esquerda deve ser uma cor bem escura.

Criando o degradê

Por fim basta definir o estilo (style) do degradê para “Radial” e aumentar a escala (Scale) para 150%. Até agora nosso projeto ainda está bem simples, como você pode ver na imagem abaixo.

Modo Radial

Adicionando nuvens

As nuvens devem ser adicionadas em uma nova camada, por isso, clique no menu “Layer” e no submenu “New” clique em “New Layer” — ou use o atalho “ Shift + Ctrl + N”. Pinte a camada com a cor preta e adicione as nuvens nesta camada através do menu “Filters”, em “Render” na opção “Clouds”. Para que a camada surta efeito, altere o modo da camada para “Color Dodge”.

Adicionando nuvens

Criando o chão

Utilizando a ferramenta de seleção retangular (Rectangular Marquee Tool) demarque uma parte da imagem para ser o chão. Utilizando o atalho “Ctrl + C” você copia a seleção e com o atalho “Ctrl + V” você cola-a. Note que a nova seleção foi colada em uma nova camada, e assim ela deve permanecer. Agora basta pintar o chão de preto e alterar o modo da camada para “Color Dodge”.

Crie o chão

Inserindo um modelo

Esta etapa é opcional, visto que você não precisa necessariamente inserir uma pessoa escrevendo algo. Caso você prefira, pode colocar um personagem de desenho animado, ou algo do tipo, fingindo que ele está escrevendo algo no fundo. Se você optou por inserir alguém na imagem, basta copiar (isto inclui selecioná-la) a pessoa de outra foto e colar em nosso projeto — evidentemente a pessoa deve ficar em uma nova camada.

Cole um modelo

Vale frisar que você deve regular o nível de luminosidade do seu modelo conforme preferir, para fazer isso você deve clicar em “Image”, “Adjustments” e por fim em “Brightness and Contrast”.

Se desejar altere o brilho e o contraste

*Antes de continuar com o tutorial, talvez seja interessante você renomear as camadas para que não se perca posteriormente.

Sombra do modelo

Em nosso projeto a sombra quase nem é notada, porém se você utilizar cores mais claras de fundo irá perceber claramente a sombra do modelo. Aprenda como realizar este processo:

Criando a sombra

Para dar mais realismo a sombra, altere o modo da camada para “Multiply” e aplique o efeito de “Gaussian Blur” presente no menu “Filters” na opção “Blur” (Use um valor de 4,0px no filtro). Atribua o nome de “Sombra” para esta camada.

Use o filtro Gaussian Blur

Luz no modelo

Como o fundo da imagem emite luz, é evidente que tudo que esteja próximo a ele seja iluminado. Por isso, para adicionar um efeito de iluminação no modelo você deverá criar uma nova camada e então criar um clipping mask nela. O clipping mask é aplicado através da janela de camadas, sendo necessário apenas clicar com o botão direito sobre a camada e escolher a opção “Create Clipping Mask”.

Aplique luz no modelo

Agora você deve pintar o modelo (na nova camada, de modo que o modelo não seja pintado, mas apenas seja sobreposta uma cor nele) com a cor que você utilizou ao fundo e então apagar levemente as partes em que você não deseja iluminação — veja a imagem acima. Se você preferir que a luz fique um pouco mais apagada, altere o modo da camada para “Multiply”.

Letras luminosas

Utilizando a ferramenta de texto (Horizontal Type Tool) escreva com a cor branca o que quiser. A fonte também fica a seu critério, mas de preferência escolha uma que pareça ser manual.

Escreva com a cor branca

Agora vamos dar uma embaçada nas letras, portanto vá ao menu “Filters”, na opção “Blur” e clique em “Gaussian Blur”. Por fim, basta criar uma pasta (certifique-se de estar com a camada das letras selecionadas e então aperte “Ctrl + G”). Escolha um nome para a pasta e então altere o modo dela para "Color Dodge”.

Letras luminosas

Tinta manual

Caso você tenha optado por adicionar uma pessoa escrevendo as letras, talvez seja legal deixar sem a última letra e complementar a escrita com o pincel normal.

Detalhes

Este tutorial tem como objetivo ensinar apenas a criação de letras luminosas, sendo que você pode adicionar efeitos e detalhes a gosto. A cor que define a luz é sempre a que está misturada no degradê da camada de fundo, então se você aplicou outra cor de fundo pode ter obtido resultados diferentes, como os mostrados abaixo.

Letras em cores Azul e Verde

O Baixaki está elaborando muitos outros truques de Photoshop para você, então aguarde por mais! Espero que tenha gostado e obtido sucesso em seu projeto! Até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.