A IFA 2010, feira de eletrônicos que aconteceu na cidade de Berlim, na Alemanha, trouxe centenas de novidades e novos conceitos tecnológicos. Alguns eletrônicos já eram esperados há tempos pelo público, como as televisões e aparelhos equipados com 3D, mas o que chamou a atenção foram os produtos, digamos, inusitados.

Juntando 3D e produtos curiosos, foi anunciada na IFA uma impressora 3D de espuma. Isso mesmo, agora você pode imprimir frases, logomarcas, bonecos e qualquer outra forma em espuma. O legal é que, de tão leve que fica, a impressão sai voando, literalmente.

Modelo impresso em espuma

Aplicações

Embora não pareça ter muita utilidade imediata, a impressora de espuma pode dar início a um novo conceito de publicidade e divulgação de eventos. Em vez de banners e balões de plástico, modelos 3D em espuma poderiam ser utilizados sem problema para divulgar marcas e eventos.

Além da aplicação profissional da nova impressora há também a utilização doméstica. Festas de aniversário, reuniões da faculdade e eventos familiares ganhariam um toque especial com os modelos de espuma, além de serem divertidos.

 

 

Ecologicamente correto?

Não foram divulgados detalhes sobre o funcionamento da impressora, nem os recursos necessários para a geração da espuma, mas certamente o papel e o plástico ficariam de lado na impressão dos modelos tridimensionais. Sendo assim, a impressora de espuma poderia ser considerada ecologicamente correta.

Por mais que a espuma criada seja gerada por produtos industrializados (como detergente e sabão), o produto final da impressão com a nova impressora de espuma é consumido rapidamente, muito diferente do que acontece com as resmas e modelos criados com as impressoras 3D atuais.

Cupons de desconto TecMundo: