Imagem de: Dicas do Windows 7: adicione um atalho transparente para separar e organizar a Barra de tarefas

Dicas do Windows 7: adicione um atalho transparente para separar e organizar a Barra de tarefas

1 min de leitura
Avatar do autor

A Superbar do Windows 7 - mistura da Barra de inicialização rápida com a Barra de tarefas - deixou o acesso aos atalhos muito mais simples e rápido. Porém, como eles são muito grandes, logo enchem todo o espaço disponível e tornam a procura por um atalho específico um tanto complicada.

Para resolver esse problema, nada melhor do que uma quebra visual. Ou seja, algo que facilita o reconhecimento dos programas através de sua organização em grupos. Nativamente, o Windows 7 não conta com um recurso assim, mas nada tema: hoje o Portal Baixaki ensina a você como criar um atalho com ícone transparente para que a organização de sua Superbar seja primorosa!

Pré-requisitos

  • Windows 7 instalado;

Baixe  o Windows 7

  • Ícone transparente (na janela aberta, clique em Click here to start download).

Ícone transparente

Faça você mesmo

Baixe o ícone acima, crie uma pasta e dois documentos de texto do Bloco de notas. Mova os três arquivos para dentro da pasta e dê um nome para ela para que você não a apague por engano. Altere a extensão dos dois documentos de texto de TXT para EXE. Uma mensagem de confirmação é exibida ao tentar fazê-lo, escolha Sim.

Altere a extensão

Caso ela não apareça junto ao nome do arquivo, clique na opção Organizar dentro da pasta criada e selecione Opções de pasta e pesquisa.

Opções de pasta

Na aba Modo de Exibição, desmarque a opção Ocultar as extensões de tipos de arquivo conhecidos e clique em OK. Faça a alteração mencionada.

Desmarque a opção

Crie um atalho - na própria pasta - para cada arquivo EXE. Para isso, clique com o botão direito e use a opção Criar atalho.

Atalhos

Clique com o botão direito sobre os atalhos (um de cada vez), abra a opção Propriedades e selecione Alterar Ícone.... Uma mensagem informando a não existência de ícones no atalho é exibida, clique em OK.

Alterar ícone

Selecione Procurar..., insira a imagem transparente já mencionada, clique em OK duas vezes. Repita o processo para os outros atalhos.

Imagem transparente

Finalmente, arraste os atalhos com ícones transparentes para a Superbar nos lugares que achar mais conveniente.

Arrasta para a  Superbar

Quebra visual

É recomendável que você não apague a pasta com os atalhos e o ícone transparente. No entanto, caso o faça, os atalhos continuarão transparentes.

Você já conhecia este truque? Caso saiba de outro que ainda não tenha sido ensinado no Portal Baixaki, compartilhe com os outros usuários!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Dicas do Windows 7: adicione um atalho transparente para separar e organizar a Barra de tarefas