Complementos para modificar o Windows Explorer

4 min de leitura
Imagem de: Complementos para modificar o Windows Explorer

Desde as versões mais remotas do Windows, quem não se lembra do “Gerenciador de Arquivos”? Com o passar do tempo (e mudança das versões), ele foi trocando o formato, as cores e o nome, mas continuou presente.

Atualmente, embora alguns recorram a programas específicos para gerenciar seus arquivos e programas, o Windows Explorer ainda é largamente utilizado. O que poucos sabem é que existem diversos complementos que podem personalizar e dar um toque diferente e até mesmo acrescentar funções novas para ele.

Abaixo serão apresentados alguns destes aplicativos e quais mudanças eles podem trazer. Lembrando sempre que aplicativos relacionados a mostrar informações complementares sobre arquivos ou pastas necessitam ser configurados para estarem presentes em todos os diretórios do sistema.

Esta configuração é bem simples. Após aplicar a nova funcionalidade trazida pela ferramenta instalada, mantenha o diretório no qual isto foi feito selecionado. Então acesse o menu “Ferramentas” e “Opções de Pasta”. Entre na guia “Modo de Exibição” e clique no botão “Aplicar a todas as pastas”. Confirme na janela de diálogo que será aberta e em seguida as alterações passarão a ser exibidas em todas as pastas.

Exibir o Tamanho dos Arquivos nas Pastas

Há uma extensão para o Windows Explorer que permite modificá-lo de forma a exibir o tamanho das pastas do sistema: o Folder Size for Windows. Este pequeno aplicativo faz uma varredura de seu Sistema e armazena os resultados em cache, possibilitando a exibição do tamanho de cada uma das pastas do sistema.

Apenas lembrando que o Modo de Exibição das pastas deve estar ajustado para “Detalhes”. Para que este programa funcione corretamente é necessário que o Windows Explorer seja reiniciado após sua instalação e você deve clicar com o botão direito do mouse na barra de cabeçalho na qual os detalhes do programa são exibidos (como por exemplo sobre o cabeçalho da coluna “Nome”) e adicionar (selecionando) a opção “Folder Size”.

Exibindo o tamanho de pastas e arquivos.

Abrir Linha de Comando através do Menu de Contexto

Se você faz uso constante de janelas de comando do MS-DOS, esta é uma boa ferramenta para evitar a perda de tempo proporcionada por se ter que, além de acessar a barra de execução, ainda procurar a pasta desejada. Com o Open Command Window Here você poderá abrir a janela de comando diretamente a partir do menu de contexto da pasta/programa alvo diretamente.

Adicionando a possibilidade de abrir por linha de comando diretamente.

Organizar o Windows Explorer em Abas

Uma inovação muito útil e agradável trazida pelos novos navegadores de internet é a possibilidade de abrir novos endereços em forma de abas dentro de uma única janela.  Isto serve tanto para deixar a barra de ferramentas do Windows mais enxuta, quanto para organizar suas páginas visitadas em um único lugar.

Este tipo de visualização agora pode ser tido também com seus arquivos dentro do Windows Explorer. Basta instalar e ativar o complemento QT TabBar e as pastas selecionadas serão abertas na forma de abas ao lado da barra de endereços. Caso deseje abrir várias abas diferentes, clique com o botão do meio do mouse (rodinha) sobre a pasta.

Este complemento requer reinicialização do Windows Explorer para iniciar seu funcionamento e deve ser ativado para habilitar suas funções. Para isto, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas e então selecione o complemento na lista que será exibida.

Abrindo as pastas em abas.

Exibir a Extensão dos Arquivos

Existe um aplicativo para o Windows Explorer ele permite visualizar a extensão dos arquivos armazenados. Isto pode ser útil em duas situações: uma delas seria caso você não deseje habilitar esse serviço diretamente no arquivo para evitar uma renomeação indesejada. A outra utilidade, seria poder ordená-los diretamente pelo tipo de extensão.

Isto pode ser feito instalando-se o Windows Explorer Filename Extension Column. Para instalar, esse arquivo dê um clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo “CPExt.inf” (disponível no arquivo de download) e selecione a opção “instalar”. Feito isto o Windows deve ser reiniciado.

Então basta adicioná-los na barra de detalhes do conteúdo do arquivo e uma nova coluna será acrescentada, como abaixo.

Exibindo a extensão dos arquivos e pastas.

Barra de Ferramentas no estilo do Vista

Esta dica é para os entusiastas do Windows Vista que ainda utilizam o XP, a versão atual do Windows, que trouxe consigo todo um novo estilo gráfico mais moderno e elegante. Utilizando o Complemento QTAddressBar, é possível deixar a barra de endereços de seu Windows Explorer (na versão do XP) bem semelhante à do Vista.

Após a instalação será necessário reiniciar o Windows e habilitar o aplicativo. Para isto, dê um clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows Explorer e selecione, na lista, “QTAddressBar”.

Barra de Endereços no Estilo do Windows Vista

Adicionar Botões Novos

Há uma ampla gama de funções que nem sempre ficam tão visíveis no Windows Explorer, necessitando de vários cliques para serem acessadas. A melhor forma de facilitar localização de funcionalidades é acrescentando as mais utilizadas como botões na barra de ferramentas do programa.

Existem algumas variedades deste tipo de ferramenta disponíveis, como a StExBar. Com este complemento as funções (além de seu botão de configurações), mostrar os arquivos de sistema, abrir console, copiar nome, copiar caminho, nova pasta e renomear serão exibidas como botões em sua barra. Dentro das configurações do programa ainda é possível adicionar botões, excluir, alterar a ordem de exibição, entre outros.

Adicionando novos botões para seu Windows Explorer.

Esperamos que tenham gostado do artigo e possam encontrar dentre estes, um complemento com a “funcionalidade que estava faltando”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.