Windows: Criando um atalho para a função de hibernar

1 min de leitura
Imagem de: Windows: Criando um atalho para a função de hibernar

Entre uma das funções disponíveis no Windows para economizar energia, existe a opção de hibernação do computador.  A função de hibernação faz com que todos os programas e documentos que estivessem abertos quando você ligou o computador sejam restaurados na área de trabalho quando ele for ligado novamente, pois tudo que estava na memória fica armazenado no disco rígido.

Assim, você evita ter que reabrir tudo que estava fazendo quando desligou e, além disso, normalmente quando o computador é ligado após uma hibernação, o processo costuma ser mais rápido do que uma inicialização normal.

Neste mini tutorial, será explicado brevemente como criar um atalho na área de trabalho para esta função. Primeiramente, caso você esteja utilizando o Windows XP, verifique se a hibernação está ativada dentro das configurações de energia (acessadas pelo Painel de Controle).

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione “Novo” e “Atalho”. Será aberta uma janela, como mostrado abaixo.

Criando seu atalho

No campo “Linha de comando”, digite: Para Windows Vista — ‘shutdown /h’ (sem as aspas). Para Windows XP — ‘%windir%\system32 undll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState’ (também sem as aspas). Há diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.

Em seguida, basta dar o nome desejado ao atalho.

Aplicando o nome ao seu atalho

Feito isto, seu atalho para hibernação estará criado, como no exemplo abaixo (o ícone utilizado não é o padrão exibido, foi alterado apenas por questões estéticas).

Exemplo do atalho pronto

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.