Morre William C. Lowe, pai do primeiro PC da IBM

1 min de leitura
Imagem de: Morre William C. Lowe, pai do primeiro PC da IBM
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times)

Morreu em Lake Forest, no estado norte-americano de Illinois, William C. Lowe, conhecido por ser um dos pais por trás da criação dos primeiros computadores pessoais lançados pela IBM.

Lowe começou a carreira na companhia como engenheiro de testes de produtos, em 1962, logo após terminar a faculdade. Quase 20 anos depois, ele foi o responsável por formar e gerenciar uma equipe que, em poucos meses e superando a desconfiança de toda a empresa, deu vida ao Personal Computer, modelo 5150.

O computador pessoal da IBM foi um sucesso absoluto de vendas. Além de alçar a economia da companhia, o projeto ajudou a popularizar o termo "PC" e o aparelho em si.

Depois do sucesso na IBM, Lowe assumiu cargos de gerência na empresa, chegando até à vice-presidência. Em meados da década de 1980, ele ainda apoiou um projeto ambicioso de computadores chamado NeXT, comandado por ninguém menos que Steve Jobs. Logo depois, trocou de emprego para a Xerox, e foi também presidente de uma fabricante de jatos corporativos. Ele faleceu em casa, aos 72 anos, por conta de um ataque cardíaco.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Morre William C. Lowe, pai do primeiro PC da IBM