Jeff Stuecheli fala sobre o chip Power 8 (Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

A IBM divulgou novos detalhes sobre o seu microprocessador Power 8 de 12 núcleos, que deve ser usado em centros de dados baseados na nuvem. O chip deve competir com processadores de arquitetura x86, como os criados pela Intel e AMD.

Jeff Stuecheli, arquiteto de sistemas da IBM, revelou que os novos chips Power 8 serão o cérebro de supercomputadores que manterão sistemas complexos de e-commerce no futuro. Stuecheli mostrou um protótipo que tem 650 milímetros quadrados e construído com a tecnologia de criação da IBM de SOI de 22 nanômetros.

De acordo com o Jeff Stuecheli, o chip é tão complexo que o seu circuito é como um prédio de 15 andares, só que em miniatura para caber na palma da sua mão.

“Os 12 núcleos sáo muito poderosos”, disse Stuecheli ao explicar que o chip consegue transferir dados em velocidades de até 230 GB por segundo. Cada processador conta com 96 MB de memória cache e cada núcleo é duas vezes mais eficiente que modelos anteriores.

Os novos chips da Intel ainda devem demorar a serem lançados, principalmente se levarmos em consideração que os processadores Power 7 foram lançados no ano passado.

Cupons de desconto TecMundo: