IBM vai investir em fábrica de semicondutores de Eike Batista

1 min de leitura
Imagem de: IBM vai investir em fábrica de semicondutores de Eike Batista
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Reprodução/Exame.com)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou na última segunda-feira (19) a construção de uma nova fábrica de semicondutores em Minas Gerais. A iniciativa, que deve receber um investimento de R$ 1 bilhão, terá entre seus sócios o empresário Eike Batista e a poderosa IBM.

O empreendimento, que ficará conhecido pelo nome SIX Semicondutores, marca a construção da segunda fábrica do tipo em território nacional. A expectativa é que o projeto, que também vai contar com o apoio do governo federal e estadual, seja o mais moderno de toda a América Latina em sua categoria.

Início das operações em 2014

Os sócios majoritários da empreitada vão ser a SIX Soluções Inteligentes, de Eike Batista, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) — cada um será responsável por investimentos de R$ 245 milhões, tendo participação de 33% nas ações da fábrica. A expectativa é a de que o local gere mais de 300 empregos diretos assim que entrar em operação, algo que deve acontecer em algum momento de 2014.

Também participam do projeto a IBM, o BDMG e os grupos Tecnologia Infinita WS-Intecs e Matec Investimentos. A SIX Semicondutores terá como especialidade a fabrição de chips utilizados especificamente em aplicações industriais e médicas.

“Seu diferencial competitivo será a criação, o desenvolvimento e a produção de circuitos integrados especializados para esses dois nichos, o que lhe permitirá obter margens de produção em massa de semicondutores”, afirma uma nota divulgada pelo governo de Minas Gerais.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
IBM vai investir em fábrica de semicondutores de Eike Batista