Ex-funcionário da IBM admite ter vendido segredos da empresa para a China

1 min de leitura
Imagem de: Ex-funcionário da IBM admite ter vendido segredos da empresa para a China

Na última sexta-feira (19), um ex-funcionário da IBM admitiu ter roubado e vendido segredos comerciais da companhia para o governo chinês. Xu Jiaqiang trabalhou na companhia entre 2010 e 2014, período durante o qual ele revelou segredos do sistema de arquivos em cluster produzido por ela.

Em um pronunciamento oficial, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que Jiaqiang tentou vender códigos-fonte da IBM a agentes do FBI que se disfarçaram de investidores de tecnologia. No entanto, o comunicado não esclarece se isso foi feito com o objetivo de beneficiar a China ou como mera forma de obter ganhos pessoais.

Jiaqiang tentou vender códigos-fonte da IBM a agentes do FBI que se disfarçaram de investidores

O golpe dado pelo ex-funcionário incluía demonstrações do software, que acelera processos de computação ao distribuí-los por diferentes servidores. Ele admite que seria possível reconhecer que a solução foi roubada da IBM, mas que um script de computador criado por ele ajudava a esconder as origens da tecnologia.

Nascido na China, Jiaqing estudou ciência da computação na Universidade de Delaware  e terá sua sentença oficial divulgada no dia 13 de outubro deste ano. Consultada pela Fortune, a IBM até o momento não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.