Você já brincou com uma geleca? Quem já teve contato com uma substância como essa sabe o quão divertido ela pode ser. Nas mãos das crianças, elas se transformam em brinquedos dos mais variados tipos. A boa notícia é que fazer uma geleca é simples e rápido, e é justamente isso que você vai aprender hoje neste vídeo do Iberê.

Materiais necessários

  • Água;
  • Cola branca;
  • Bórax (fertilizante);
  • 3 copos de vidro;
  • 1 colher de sopa.

Como fazer

Primeiramente, encha meio copo com cola branca. Em outro copo cheio de água, misture uma colher de sopa de bórax e mexa bem. Depois de terminar a mistura, pegue uma colher de água com bórax e misture em outro copo, também cheio de água. Tome cuidado para não colocar muito pó, caso contrário sua geleca vai ficar dura demais.

Por fim, jogue a água do copo que recebeu apenas uma colher da mistura dentro do copo com a cola. Se desejar, você pode colocar corante de qualquer cor para que o resultado da sua experiência fique ainda mais bonito.

Mexa bem até que a mistura ganhe a consistência de uma geleca. Dois indicadores de que você está no caminho certo: a mistura não pode ficar com cheiro de cola e o resultado final não pode grudar em suas mãos. Caso você perceba que ela continua mole, acrescente mais uma colher de sopa da mistura de água com bórax.

.....

A cola branca, também conhecida como cola de PVA, é um polímero, uma substância que tem moléculas muito longas. Ou seja, os átomos ficam grudados uns nos outros formando correntes compridas. Ao acrescentar o bórax, a substância faz com que as moléculas se juntem, ficando grudadas.

Cupons de desconto TecMundo: