Você sabe como é seu material genético? E o de uma cebola? Bem, o do vegetal você pode ver aí mesmo na sua casa, precisando apenas de alguns materiais que podem ser encontrados rapidamente. Está curioso? Então se prepare para ver mais um vídeo de Iberê Thenório, que agora nos ensina a visualizar o DNA existente nas cebolas sem a necessidade de microscópios e outros materiais caros.

Materiais necessários

  • Cebola;
  • Dois copos;
  • Detergente incolor;
  • Panela com água;
  • Pote com gelo;
  • Filme plástico.

Como fazer

Encha um copo de água e coloque uma colher de detergente incolor nele, mexendo devagar. Adicionar uma colher de sal e continue mexendo, sempre se lembrando de moderar na velocidade, para evitar que seja formada espuma no copo.

Com uma faca, corte a cebola em vários pedacinhos. Depois de picada, adicione a cebola ao copo com a solução preparada anteriormente – é muito importante utilizar filme plástico para tapar a boca do recipiente. Agora, pegue o copo e coloque na água quente (que deve estar no fogão) por 20 minutos.

Utilize a luva de proteção para retirar o copo da panela e filtre a solução utilizando um coador de café. Em um novo copo, repita o procedimento de vedação com o filme plástico e deixe o material repousando em um pote de gelo por mais cinco minutos. Quando o período for encerrado, retire a vedação e adicione álcool gelado vagarosamente. Deixe repousar por alguns minutos até que seja possível visualizar o DNA da cebola.

.....

É importante que o detergente utilizado seja incolor, pois os corantes podem dificultar bastante a visualização do material genético das cebolas. 

Cupons de desconto TecMundo: