Como implodir uma lata de refri [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: Como implodir uma lata de refri [Iberê]

O Tecmundo está trazendo mais uma experiência de Iberê Thenório para você. Desta vez, vamos ver como é fácil fazer com que uma latinha de refrigerante seja implodida somente com a força da pressão. É um ótimo experimento para entender, na prática, que a pressão atmosférica e a temperatura andam juntas.

Materiais necessários

  • Latinha de refrigerante vazia e lavada
  • Líquido supergelado
  • Fogão
  • Luva de proteção

Como fazer

Realizar o procedimento para implodir a latinha é bastante simples. Você só precisa colocar um pouco de água nela e em seguida colocá-la sobre uma boca acesa do fogão. Quando a água começar a ferver, utilize a luva de proteção para retirar a lata das chamas e a coloque de boca para baixo, no recipiente de líquido bem gelado.

Ela será sugada magicamente – ou quase isso. A água começa a ser evaporada quando é aquecida e, assim que a lata é colocada no líquido frio, a refrigeração acontece de maneira muito rápida. A pressão que o vapor estava fazendo para fora acaba e a pressão interna age fortemente. E é por isso que você vê a latinha sendo implodida.

.....

Viu como é simples? Tudo isso foi mostrado nas aulas de física do colégio, mas com um pouco de experiência visual fica ainda mais fácil de compreender a matéria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.