Um dos acessórios mais legais que alguém pode ter em casa é aquela luminária que parece ser feita com lava vulcânica. Muitos dos espectadores do nosso amigo Iberê Thenório pediram para que ele ensinasse a fazê-las, mas o que ele traz neste vídeo é bem mais interessante.

Com alguns elementos que você pode encontrar em qualquer casa (e se não tiver, custa baratinho para comprar), ele ensina a criar um efeito muito semelhante ao obtido pelas lâmpadas de lava. Gostou da ideia? Então veja como são simples os materiais utilizados.

Materiais necessários

  • 1 litro de óleo de cozinha
  • 1 copo de água
  • Corante artificial
  • 1 comprimido efervescente antiácido
  • Pote alto

Como fazer

Veja como é simples realizar o procedimento da “Quase Lâmpada”. Despeje o óleo no pote deixando espaço para o copo d’água. Depois, tudo o que você precisa fazer é misturar os materiais: primeiro adicione corante ao copo de água e em seguida despeje a água colorida no pote cheio de óleo.

Como água e óleo não se misturam, a água vai ficar no fundo do pote. Agora é só pegar a pastilha efervescente e jogá-la no pote. Assim que ela passar pelo óleo e entrar em contato com a água, você vai ver a reação acontecendo no seu experimento.

Por que isso acontece?

A pastilha em contato com a água faz com que o gás carbônico seja liberado. Por isso, grandes quantidades de gás são levadas até a superfície e, com isso, levam também algumas porções de água. Quando chega no topo, o gás é dispensado e o líquido volta a descer para o fundo do pote.

.....

Incrível, não é? Temos certeza de que você vai impressionar todo mundo que assistir a esse seu experimento. Lembre-se sempre de não utilizar corantes muito parecidos com a cor do óleo, pois isso pode fazer com que o efeito visual não seja tão impactante.

Cupons de desconto TecMundo: