Sobrenome faz com que casal tenha alguns probleminhas na internet

2 min de leitura
Imagem de: Sobrenome faz com que casal tenha alguns probleminhas na internet

Você já deve ter conhecido alguém que tenha sofrido com gracinhas por conta de um sobrenome que não é tão comum assim – ou até você mesmo pode ser essa pessoa. As piadinhas, no entanto, parecem ser bem leves perto do que um casal britânico está enfrentando.

Jeniffer Null e seu marido não conseguem fazer quase nada na internet que envolva qualquer tipo de cadastro que envolva colocar seu nome. Isso porque "Null" é amplamente utilizado em programação como um termo para indicar que não existe qualquer valor inserido no campo – por isso, alguns programas interpretam que, nos formulários, o sobrenome Null na verdade é um indicativo de campo sem qualquer valor e impede que o processo seja continuado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema, no entanto, não parece aborrecer o casal, já que Jennifer comenta que frequentemente fazem piada a respeito da situação e que isso já rendeu algumas boas histórias. A grande questão é que eles têm um filho que, crescendo no mundo digital, pode ter um futuro relativamente problemático em função do sobrenome.

Assumindo o risco

O problema é o termo "null", geralmente usado na programação de base de dados para indicar que não há qualquer valor

O marido de Jennifer a alertou que o sobrenome "Null" poderia trazer problemas, mas ela resolveu assumir o risco. "Nós nos mudamos quase imediatamente depois do casamento e os problemas apareceram logo quando tivemos que comprar nossas passagens de avião", explica.

Comprar passagens pela internet é um dos principais problemas, já que a maior parte dos sites acusa que o campo de sobrenome precisa ser preenchido

Os sites de empresas de aviação são um dos principais empecilhos para o casal, já que a maioria deles apresenta um erro que diz que o campo de sobrenome precisa ser preenchido e que eles devem tentar novamente. A alternativa é ligar para a companhia, mesmo que isso às vezes renda respostas incrédulas por parte dos operadores.

No entanto, essa não é a única situação complicada para Jennifer: o site de tributação do governo também apresenta problemas com o sobrenome Null, além da página que ela utilizava para seu trabalho como professora substituta – em quase todos os casos, era necessário contornar a situação por inúmeras ligações telefônicas. "É como se eu tivesse que fazer tudo do jeito antigo", diz Jennifer.

Caso extraordinário?

Muitos programadores fica fácil identificar que o problema está no termo "Null" sendo inserido em uma base de dados. A questão é que isso pode ser mais difícil de resolver do que parece. É por isso que o caso da britânica é tratado como algo extraordinário, difícil de prever na etapa de preparação de um sistema de cadastro.

O WWWC – World Wide Web Consortium –, um dos órgãos que trabalham para padronizar alguns aspectos da internet, já tem situações similares em pauta para encontrar uma forma de contornar problemas relacionados ao nome das pessoas.

A alternativa seria para Jennifer mudar seu nome – mas ela já fez isso a partir do momento em que se casou

Uma das alternativas para Jennifer seria, talvez, mudar o seu nome – mas isso também é um problema, já que ela já fez isso a partir do momento em que se casou. O que sobra, então, é aceitar: "É muito frustrante quando esse tipo de coisa acontece", explica ela. "O jeito que encontrei foi aceitar e me acostumar".

Você já conheceu alguém que teve problemas na internet por causa do sobrenome? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.