Huawei cria bateria de lítio assistida por grafeno com longa vida útil

1 min de leitura
Imagem de: Huawei cria bateria de lítio assistida por grafeno com longa vida útil

A Huawei revelou a primeira bateria de lítio assistida por grafeno com longa vida útil do mundo, capaz de suportar altas temperaturas, simbolizando um grande avanço em sua pesquisa. O anúncio foi feito pelo Watt Laboratory, organização do Instituto Central de Pesquisa da Huawei, durante o 57º Simpósio Sobre Baterias realizado no Japão.

Três tecnologias contribuíram para o avanço na bateria de lítio de alta temperatura assistida por grafeno

Os resultados da pesquisa demonstram que as novas tecnologias assistidas por grafeno permitem que as baterias de lítio continuem a funcionar em um ambiente de 60 °C, uma temperatura 10 °C mais alta do que o atual limite máximo. A vida útil das baterias de lítio assistidas por grafeno será duas vezes maior do que a das baterias de lítio normais.

“Três tecnologias contribuíram para o avanço na bateria de lítio de alta temperatura assistida por grafeno. Primeiro, um aditivo especial nos eletrólitos pode remover o traço de água e evitar que os eletrólitos se evaporem em altas temperaturas. Segundo, materiais NMC com grandes cristais modificados são usados para o cátodo, melhorando a estabilidade térmica do pó de cátodo. E em terceiro, o grafeno permite o resfriamento mais eficiente da bateria de lítio”, disse Yangxing Li, cientista chefe do Watt Laboratory da Huawei.

Driblando altas temperaturas

De acordo com o cientista, são realizados “testes de carga e descarga em um ambiente de alta temperatura. Os testes demonstram que, quando os parâmetros de trabalho são os mesmos, a bateria de lítio de alta temperatura assistida por grafeno é 5 °C mais fria do que as baterias de lítio normais.

Mais de 70% da capacidade da bateria de grafeno permanece após ela ser recarregada 2 mil vezes a uma temperatura de 60 °C e, além disso, menos de 13% da capacidade é perdida após ser mantida em um ambiente de 60 °C por 200 dias”.

Baterias do futuro

Os resultados da pesquisa da Huawei redefinirão os sistemas de armazenamento das estações base de comunicações. Em regiões quentes, as estações base externas equipadas com as baterias de lítio de alta temperatura assistidas por grafeno podem ter um ciclo de vida de trabalho superior a 4 anos.

Essas baterias garantem uma alta quilometragem por carga para veículos elétricos em altas temperaturas. Elas também podem garantir a operação segura de drones, que muitas vezes geram uma significativa quantidade de calor. Confira a seguir o vídeo que mostra o funcionamento do objeto:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.