HP reduz impacto ambiental com reciclagem de cartuchos

1 min de leitura
Imagem de: HP reduz impacto ambiental com reciclagem de cartuchos

(Fonte da imagem: Divulgação/HP)

O Programa de Reciclagem HP Planet Partners foi criado em 1991 e permite que os consumidores possam reciclar seus cartuchos de forma fácil e gratuita. Para facilitar ainda mais, a empresa está utilizando agora as Ecobins, que são caixas coletoras encontradas em todas as HP Stores e em outras lojas do varejo, como Kalunga e Livraria Saraiva.

Ao depositar cartuchos usados nos postos de coleta, todos eles são enviados para o Centro de Reciclagem de Cartuchos da HP, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo. Lá, eles passam pelas seguintes etapas:

  • Retirada e separação das embalagens, que também são recicladas;
  • Remoção das etiquetas e das esponjas internas que retêm a tinta;
  • Remoção dos circuitos eletrônicos;
  • Limpeza dos cartuchos plásticos através de soluções líquidas;
  • Trituramento dos cartuchos plásticos já limpos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A matéria-prima obtida com esse procedimento é usada em até 70% do material plástico que compõe novos cartuchos e em até 50% em novas impressoras fabricadas no Brasil. Até 2011, a HP produziu mais 1,3 bilhão de cartuchos e toners com o material proveniente do processo de reciclagem. Dentro de um ano, a empresa diminuiu em 33% sua pegada de carbono e em 62% de combustível fóssil sobre a manufatura.

Além do centro de reciclagem no interior de São Paulo, a empresa ainda conta com parceiros em outras localidades que também contribuem no processo de reutilização de materiais. Dessa forma, a HP tem conseguido manter a boa qualidade de seus produtos sem precisar agredir o meio-ambiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.