O Microsoft HoloLens parece realmente surpreendente. O computador holográfico mais avançado do mundo que foi apresentado pela companhia em seu evento deixou muitos boquiabertos e ansiosos para um dia ter esse produto em mãos. Mas afinal, será que tudo o que foi mostrado é realmente possível?

Muito do que o vídeo de apresentação do HoloLens mostrou provavelmente não existe de fato. As animações, no máximo, podem ser exibidas, mas conseguir aquele nível de interação – em que podemos tocar e obter respostas dos hologramas – deve ser algo para um futuro relativamente distante.

Olhando para o passado

Porém, como saber qual é o verdadeiro potencial do HoloLens? Como prever que ele vai conseguir entregar as funcionalidades prometidas nos próximos 5, 10 ou 20 anos? Uma boa alternativa é olharmos para trás e analisarmos como foi a evolução de outro produto da companhia que tinha o mesmo apelo audacioso: o Kinect.

O vídeo que você confere abaixo foi o mesmo apresentado durante o anúncio do dispositivo na E3 de 2009. O aparelho, posteriormente, uniria-se ao Xbox 360 na esperança de erguer o console. Como podemos ver, até hoje o equipamento não consegue entregar funcionalidades mostradas na reprodução.

Então o HoloLens vai ser um fracasso?

Não, não é nisso que o TecMundo acredita. Na verdade, é impossível prever qual será o futuro do HoloLens, uma vez que nem o conhecemos direito e a Microsoft acabou de o apresentar. A intenção aqui é “abrir os olhos” dos leitores ao que foi anunciado e lembrar que “promessas”, ao menos uma vez, não foram cumpridas.

É evidente que a companhia pode muito bem estar guardando o verdadeiro potencial do HoloLens debaixo de sete chaves – como guardou a própria existência do projeto. Porém, o vídeo introdutório do dispositivo parece realmente revelar o auge que a Microsoft pretende alcançar. E a pergunta que fica é a seguinte: será que ela consegue?

Cupons de desconto TecMundo: