Microsoft HoloLens teria vazado em 2012 com o nome de "Project Fortaleza"

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft HoloLens teria vazado em 2012 com o nome de "Project Fortaleza"
Imagem: Wired

Durante a conferência da Microsoft ontem, um anúncio pegou todo mundo de surpresa: a empresa apresentou oficialmente o HoloLens, seus óculos de realidade aumentada capazes de gerar hologramas aparentemente impressionantes. O aparelho deve funcionar com o Xbox One e com PCs que utilizem o Windows 10. Mas espera um pouco! Isso já não tinha vazado há quase três anos?

Pois é. Já faz tanto tempo que pouca gente ligou os fatos. Em 2012, um documento de 56 páginas vazou na web proveniente da Microsoft. A apresentação especificava quais seriam as funcionalidades de um aparelho chamado até então de “Project Fortaleza”. Falava-se em realidade aumentada e em elementos holográficos saindo da TV para o mundo real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aparelho também estaria conectado a diversas plataformas, incluindo o “Xbox 720” — que acabou se chamando Xbox One. Estava especificado também que o Project Fortaleza veria a luz do dia somente algum tempo depois do lançamento desse novo console. Ao que tudo indica, a Microsoft conseguiu cumprir seus prazos direitinho.

Outro detalhe interessante é que o nome do projeto “Fortaleza” remete ao seu criador, o brasileiro Alex Kipman, que trabalha na Microsoft há anos e desenvolveu também o Kinect. Antes de seu lançamento, o companheiro do Xbox 360 era conhecido como “Project Natal”, mais uma cidade do nordeste brasileiro dando nome a trabalhos secretos da criadora do Windows.

Você pode relembrar mais detalhes sobre o Project Fortaleza aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.