Displays holográficos podem ser a evolução do 3D

1 min de leitura
Imagem de: Displays holográficos podem ser a evolução do 3D

(Fonte da imagem: Reprodução vídeo do YouTube)

A tecnologia 3D começa a se popularizar em televisões, notebooks e computadores, tornando nossa experiência virtual e entretenimento cada vez mais agradável. Contudo, a exposição muito longa a conteúdos tridimensionais pode causar uma dor de cabeça horrível.

Pesquisadores do Imec acreditam que o vídeo holográfico é a melhor maneira de contornar esse problema. De acordo com a publicação do site IEEE Spectrum, os cientistas dessa instituição de pesquisa europeia estão trabalhando no desenvolvimento e construção de displays holográficos por meio de lasers em sistemas “microeletromecânicos”.

Segundo Francesco Pessolano, gerente do programa NVision, as plataformas em estudo são capazes de se moverem para cima e para baixo, como pequenos pistões reflexivos. Cada pixel teria anexado a si um mecanismo que funciona como uma mola, o qual seria responsável por movimentar esse pixel.

No primeiro estágio de desenvolvimento da tecnologia, os pesquisadores colocaram um laser em um chip contendo uma imagem. A luz difratada sobre o semicondutor interfere na reprodução da imagem dando a ela o efeito 3D.

A partir desse ponto, os cientistas tentam ajustar a imagem substituindo os pixels através das minúsculas plataformas móveis. Tais recursos são capazes de criar espelhamentos e alternar a direção da projeção, o que permitiria a reprodução de imagens tridimensionais em movimento. Acima você pode conferir a entrevista, em inglês, cedida por Pessolano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.