Baleias jubarte ajudam helicópteros a voar melhor

1 min de leitura
Imagem de: Baleias jubarte ajudam helicópteros a voar melhor

(Fonte da imagem: MSNBC)

Pesquisadores alemães começaram a testar um novo equipamento capaz de dar mais estabilidade e velocidade aos voos de helicóptero. Inspiradas nas características das nadadeiras peitorais de baleias jubarte, saliências foram adicionadas às bordas dianteiras das pás das aeronaves como forma de diminuir a ocorrência de problemas.

Essas pequenas modificações são suficientes para melhorar a aerodinâmica dos veículos, evitando que pilotos percam o controle quando falta a sustentação necessária para manter o helicóptero no ar. Aeronaves do tipo sofrem com um limite de velocidade devido à maneira como suas lâminas traseiras se comportam — como elas vão contra o movimento de voo para frente, muitas vezes provocam turbulências e quedas inesperadas de altitude.

(Fonte da imagem: MSNBC)

Para corrigir esse problema, a empresa alemã Edge Vortex Generators está testando um veículo equipado com pequenas saliências de borracha adicionadas às lâminas de suas pás. Segundo os pilotos da aeronave, houve uma diferença de desempenho notável após a instalação do recurso — a próxima etapa do experimento vai usar equipamentos especializados para determinar de forma mais eficiente as melhorias proporcionais.

A novidade pode ser incorporada sem problemas tanto a helicópteros novos quanto àqueles disponíveis atualmente. Até o momento, não há informações de quando a tecnologia inspirada em baleias deve começar a ser empregada em grande escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.