A Eurocopter, empresa especializada em helicópteros, quebrou o recorde de velocidade para aeronaves do gênero com o seu modelo híbrido, batizado de X3, o qual atingiu 430 quilômetros por hora. O voo foi realizado no dia 12 de maio de maneira estável. Confira o helicóptero da empresa em ação no vídeo acima.

O Eurocopter X3 é chamado de híbrido porque utiliza hélices e turbinas como mecanismos de propulsão. Além das tradicionais hélices horizontais na parte superior, o helicóptero possui duas pás verticais – as quais ficam localizadas em duas pequenas asas, também herdadas dos aviões.

A quebra do recorde aconteceu somente na terceira expedição após uma atualização do sistema de velocidade do modelo. Para a fabricante, o feito revela uma revolução nesse tipo de aeronave.

"Os helicópteros futuros que incorporarem a configuração do X3 vão oferecer aos nossos clientes cerca de 50% a mais de velocidade e comodidade com custos muito acessíveis, assim, definindo o futuro das aeronaves de asa rotativa com alta produtividade", comentou Lutz Bertling, presidente e CEO da empresa.

A princípio, o Eurocopter X3 deverá ser utilizado em missões de resgate, pesquisas realizadas em locais longínquos, patrulhas fronteiriças, transporte de tropas militares e evacuação de áreas de difícil acesso ou que sofreram alguma eventualidade emergencial. Entretanto, um futuro uso comercial do helicóptero mais veloz do mundo não foi descartado pela empresa.