Western Digital apresenta HDs de 12 e 14 TB para o mercado

1 min de leitura
Imagem de: Western Digital apresenta HDs de 12 e 14 TB para o mercado
Imagem: gadgetadda

Se você tem muita coisa para guardar no PC, provavelmente os SSDs modernos não sejam a melhor escolha. Eles são muito rápidos e melhoram o desempenho da máquina, mas os bons e velhos HDDs ainda conseguem entregar mais espaço de armazenamento por um preço bem menor. Por isso, a Western Digital, ou WD, apresentou recentemente os seus novos drives de armazenamento HelioSeal, com 12 e 14 TB de espaço.

Possuem selamento com gás hélio em seu interior em vez de ar em baixa pressão

Faz tempo que os HDs deixaram de ser motivo de entusiasmo para quem gosta de tecnologia, mas esses novos aparelhos da WD valem a pena serem mencionados. Por enquanto, apenas o modelo de 12 TB estará à venda no mercado internacional, e a versão com maior capacidade será liberada em breve. Ambos possuem selamento com gás hélio em seu interior em vez de ar em baixa pressão. Esse gás em específico é mais puro e gera menos fricção para os discos metálicos girarem e serem percorridos pelas agulhas.

Os dois também devem ter velocidade de 7200 rpm e estarão disponíveis com interface SATA e SAS, com velocidade máxima de transferência de 6 Gbps e 12 Gbps respectivamente nessas conexões.

Corporativos

Esses drivers devem ser utilizados principalmente em sistemas de armazenamento de grandes corporações, e o fato de o modelo de 14 TB funcionar no sistema SMR (Shingled Magnetic Recording) é uma boa indicação disso. Esse mecanismo é mais lento para gravação, porém é mais confiável, permitindo gravar a mesma sequência de dados em trilhas muito próximas para evitar a perda de informações. Esses aparelhos ainda contarão com 256 MB de cache.

É possível que gamers encontrem utilidade para esses discos, mas não esperamos que eles acabem se tornando muito populares. Fora isso, ainda não há informações confirmadas sobre preços, mas a WD logo deve colocar o modelo de 12 TB no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.