Problemas com espaço em disco resolvidos.Pouco antes dos pendrives terem um preço mais acessível, os usuários de computadores enfrentavam dois problemas: a capacidade de armazenamento dos discos e como acessar os arquivos quando não estavam em casa. Tais problemas foram parcialmente resolvidos com HDs conectados à Internet, dando acesso a seus dados em qualquer parte do mundo.

Estes HDs são chamados de HDs virtuais ou discos virtuais. A transferência dos arquivos normalmente se dá através dos sites dos próprios serviços, mas há também aqueles que criam “outro HD” em seu computador, tornando a transferência de dados um simples “crtl+c, ctrl+v”.

Vantagens

As vantagens em utilizar serviços de armazenamento virtual são inúmeras. Além da mobilidade que eles oferecem ao usuário, permitem ainda liberar um espaço considerável no disco rígido do computador das pessoas. Além disso, o usuário não corre o risco de perder seus dados com formatações “não planejadas”.

Para completar, alguns serviços oferecem a opção de compartilhamento dos dados presentes nos discos virtuais, assim seus amigos têm acesso aos arquivos que você permitir, o que facilita o envio e recebimento de dados.

É grande o número de serviços oferecidos para a hospedagem de dados. Alguns são mais modestos, com 1 ou 2GB de espaço, outros já mais audaciosos disponibilizam 50GB para os usuários guardarem seus arquivos. Há ainda serviços que chegam a oferecer 1TB de espaço, como é o caso do Oosah, mas este tipo de disco virtual não é muito comum.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Devido  o grande número de discos virtuais disponíveis na Internet, o Baixaki preparou uma seleção com os cinco melhores HDs disponíveis hoje. Além dos serviços aqui citados, você pode encontrar muitos outros na seção de Compartilhadores de Arquivos do Baixaki.

ADrive

Adrive, interface simplificada.Este serviço oferece o “sistema tradicional” de discos virtuais: o envio dos arquivos é feito através de um site. A interface é intuitiva e lembra muito o sistema de arquivos do próprio Windows. O espaço oferecido é de 50GB, ou seja, são 73 CDs ou 12 DVDs de dados que você pode colocar na Internet.

Dropbox

Dropbox, transferência com ctrl+c, ctrl+v.Este serviço vem com uma proposta bastante diferente dos demais. Além de permitir o envio através de um site, o aplicativo também cria uma pasta em seu computador. Para compartilhar qualquer arquivo, basta copiá-lo para dentro desta pasta que Dropbox se encarrega do resto. A conta gratuita do serviço oferece apenas 2GB de armazenamento.

Wuala

Wuala. Rede social integrada.Wuala traz um disco virtual com Orkut integrado. Este serviço oferece, além de 1GB de espaço para armazenamento, uma rede social, onde você pode adicionar amigos e encontrar pessoas. Possibilita o envio de arquivos através de um atalho criado na Área de Trabalho o que permite, assim como Dropbox, o envio de qualquer dado sem a necessidade de acessar o site para isto.

4Shared4Shared. Tradicional e funcional.

Com a proposta inicial de compartilhar músicas, o serviço 4Shared foi se expandindo até o presente momento em que chega a oferecer 5GB de espaço virtual para armazenar não somente músicas, mas também imagens e outros tipos de arquivos. Sua interface intuitiva facilita muito no uso do serviço.

Oosah

Oosah = 1TB de espaço.O último, mas não menos importante da lista é Oosah, um dos pouquíssimos serviços que oferece 1TB (1 Terabyte =  1.000 GB) de espaço de armazenamento para os usuários. Apesar de ser um serviço voltado para a área de arquivos multimídia, Oosah merece destaque pela proposta gigantesca de espaço para os usuários guardarem seus “entulhos” musicais.

Cupons de desconto TecMundo: