Raspberry Pi: PC de baixíssimo custo. (Fonte da imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

Acaba de chegar nos Estados Unidos uma versão mais barata (ainda!) do Raspberry Pi, que começará a ser vendida por 25 dólares (cerca de R$ 50). O dispositivo chamado de Model A já está disponível no mercado americano e custa dez dólares a menos do que o modelo original. A primeira versão lançada, chamada de Model B, é vendida por US$ 35.

O Raspberry Pi é um computador simples e de baixíssimo custo, criado com o intuito de oferecer um meio para que jovens e crianças do mundo todo possam ter acesso às ferramentas básicas para o aprendizado de programação.

Poucas diferenças

O Model A tem uma boa quantidade de poder de processamento para todos os tipos de projetos. A potência é um terço menor do que a do Model B e foi concebido para projetos de baixo consumo de energia.

Apesar de ser dez dólares mais barato, a diferença entre os dois modelos não é muito grande: o Model A tem 256 MB de RAM, uma porta USB e não tem porta de Ethernet; o Model B tem 512 MB de RAM, duas portas USB e uma porta de Ethernet.

Além disso, ambos os modelos contam com porta HDMI, slot para cartão de memória SD, saída de áudio de 3,5 mm, e foram projetados para rodar Linux. O processador da placa roda a 700 MHz. O Model A era vendido apenas na Europa. 

Cupons de desconto TecMundo: