Intel lança primeiro processador para servidores de baixa liberação de calor

1 min de leitura
Imagem de: Intel lança primeiro processador para servidores de baixa liberação de calor

S1200 podem ser muito mais eficientes. (Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Quem precisa renovar sua estrutura de rede empresarial deve começar a pensar na mais nova linha de processadores de baixa produção de calor da Intel. Os Atom S1200 são projetados para satisfazer todas as necessidades de confiabilidade e segurança de servidores e, mesmo assim, consumir pouca energia e se manter razoavelmente frios. Os novos S1200 devem funcionar com apenas 6 Watts de TDP (ou projeto de força térmica, em português).

Essa diferença na produção de calor é bastante considerável, principalmente quando falamos dedatacenters, que utilizam milhares de núcleos de processamento. Um exemplo para que você tenha ideia de quão baixo é o TDP dos novos processadores é o calor produzido pelo atual Core i7. Esse modelo, de acordo com a fabricante, pode chegar até 45 W, pouco comparável com os 6 W dos Atom S1200.

Apesar de ser originalmente produzido para acompanhar netbooks, a linha Atom foi atualizada e será compatível com sistemas e softwares 64-bits e deve ter opções de 1,6 e 2,0 GHz de frequência. Fora isso, os S1200 já são utilizados em diversos servidores ao redor do mundo e ganharam novas especificações.

Compatibilidade:

  • PCI Express 2.0
  • Até 8 GB de RAM DDR3
  • Virtualização ECC

TDP ou projeto de força térmica é basicamente a quantidade de energia térmica que um sistema de refrigeração de um PC precisa dissipar para manter o processador funcionando.

Os novos Atom S1200 já começaram a ser vendidos nos EUA, mas ainda não há informações sobre a disponibilidade em outros países.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.