Dicas básicas para comprar um PC silencioso

2 min de leitura
Imagem de: Dicas básicas para comprar um PC silencioso

Muitas pessoas buscam computadores de alto desempenho. Outras preferem adquirir produtos elegantes. E os mais exigentes desejam computadores silenciosos. O blogueiro Joe Golton passou por isso recentemente e compartilhou suas experiências com o mundo. Agora, mostramos algumas das dicas que ele forneceu em uma postagem no blog Filter Joe.

O processador deve gerar pouco calor

Apesar de parecer óbvio, muita gente busca adquirir o chip mais potente da atualidade, o que inviabiliza a eliminação de ruídos. Assim, a dica essencial é buscar uma unidade que consuma pouca energia e que, consequentemente, gere pouco calor. Se você for comprar um notebook, opte por modelos com as seguintes CPUs:

  • AMD A Series (Llano e Trinity): A6-3400M, A8-3500M, A8-4500M e A10-4600M
  • Intel Core Sandy Bridge: i3-2300M, i5-2400M e i5-2500M

Todavia, se você pretende montar um desktop, os seguintes chips podem ser interessantes:

  • AMD A Series Trinity: A6-3600 e A8-3800
  • Intel Core Ivy Bridge: i5-3400 e i5-3500

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Ventoinha de baixa rotação

Se você quer um PC que não faça barulho, uma boa ideia é instalar um cooler silencioso. Normalmente, os processadores que esquentam pouco trazem sistemas de refrigeração com baixo nível de ruído, contudo, se o equipamento-padrão está muito barulhento, você pode instalar uma ventoinha de baixa rotação — ou quem sabe uma com controle de velocidade.

(Fonte da imagem: Divulgação/Zalman)

No caso dos notebooks, não é muito simples trocar a ventoinha, mas dependendo do processador é possível reduzir a atividade do cooler. Apesar de evitar o barulho excessivo, é importante lembrar que desligar totalmente o sistema de refrigeração pode gerar problemas de desempenho ou até danos mais sérios, uma vez que o chip não é corretamente resfriado.

Fonte silenciosa

Caso você esteja montando um computador, a aquisição de uma fonte silenciosa pode fazer toda a diferença no nível de ruído da máquina. Componentes genéricos tendem a trabalhar em alta velocidade e produzir barulhos irritantes — isso sem contar a falta de proteção e a baixa eficiência.

(Fonte da imagem: Divulgação/OCZ)

Produtos de marcas conhecidas, como Zalman, OCZ e outras, tendem a ser mais silenciosos. Se o seu PC não é voltado à execução de jogos, você pode optar por uma fonte de baixa potência, o que significa um produto com valor acessível.

Um PC de “marca”

Algumas das dicas supracitadas são de Joe Golton, outras são sugestões do Tecmundo. Mas antes de finalizar o artigo, vale frisar que o blogueiro citou que a compra de um computador de marca pode ser complexa. Segundo ele, computadores da Dell são péssimos devido ao grande número de softwares instalados por padrão, por exemplo.

Como de praxe, alertamos para que você pense bem antes de adquirir um produto, pois o barato pode sair caro ou pode incomodar muito com ventoinhas que ficam girando como turbinas de avião.

Fonte: Filter Joe

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.