Tira-dúvidas: o que é um computador refurbished?

2 min de leitura
Imagem de: Tira-dúvidas: o que é um computador refurbished?

“Olá baixaki, gostaria de saber a respeito dos computadores refurbisheds, se são bons, se os lojistas devem descriminar na hora da compra, se possível uma matéria relacionada à isso, ficaria muito grato, Gostaria de parabeniza-los pelo site, pelos tutoriais e ajudas, e pelos Downloads né... Abraços pessoal”

Icaro Netzel

Quando se trata de computadores, o termo "refurbished" refere-se àqueles que foram devolvidos ao fabricante para a correção de algum problema ou pequeno defeito e que, depois de aplicadas as devidas medidas para seu conserto, foram novamente colocados à venda.

Mas como e por que isto acontece?

Existem diversas situações que podem levar um computador ao estado de “refurbished”. Uma delas é, por exemplo, quando ele não passa no teste de qualidade na própria fábrica pela detecção de um defeito. Este problema pode variar bastante em sua natureza, sendo desde algo pequeno como uma tecla ou botão com problemas até mau funcionamento de um componente e quando isto acontece, ele é reparado antes mesmo de ser colocado à venda.

Os computadores refurbished voltam para a venda após reparosAlguns fabricantes oferecem a chamada garantia “zero hour” de forma que quando um produto é adquirido e devolvido por apresentar algum defeito dentro de seu prazo de garantia, ele é substituído por outro novo para o comprador. Estes produtos são retornados aos fabricantes para que ocorra a correção de seu problema, e posteriormente voltam a ser vendidos como “refurbished”.

Outros casos que podem gerar computadores na condição de “refurbished” são produtos que foram utilizados para demonstração em lojas, devoluções de consignação ou desistência de compra (quando se garante o uso “para testar”). Dependendo do estado que estes equipamentos estão no momento da devolução, eles podem passar por um recondicionamento e passarem, novamente, a fazer parte das prateleiras das lojas.

Em que estes produtos diferem dos usados? Primeiramente o fato de que eles têm pouco ou nenhum tempo de uso e ainda possuem garantia de fábrica, embora esta seja por um período mais curto de tempo. Em geral, eles são vendidos com preços mais baixos do que o produto novo, com desconto variável conforme fabricante e local de venda.

Estes produtos possuem algum tipo de identificação?

Como a condição do produto deveria ser informada pelo vendedor, a identificação adotada pelo fabricante normalmente é bem sutil e pode acabar passando despercebida ao consumidor, tratando-se de um número de série diferenciado do que é adotado para o produto novo. Alguns fabricantes aplicam também um código ou sigla que mostre que o produto é “refurbished” próximo ao seu número de série.

Uma forma de saber se o produto que você está adquirindo é “refurbished” é verificando junto ao fabricante, pela página da internet quando disponível ou serviço de atendimento ao consumidor, se o número de série dele é de um produto que se encaixa nesta condição.

Vale a pena comprar um produto “refurbished”?

Para responder esta pergunta, pese as vantagens que são oferecidas por esta compra. Verifique o prazo de garantia e desconto que serão oferecidos e procure comprar produtos de fabricantes e vendedores que sejam de sua confiança.

Esperamos que esta dúvida tenha sido respondida de forma satisfatória e sempre que vocês tiverem perguntas sobre qualquer assunto relacionado à informática e tecnologia, basta mandá-las para o endereço logo abaixo.

Tire suas dúvidas conosco!

Assim que pudermos responderemos a sua dúvida aqui no Baixaki, junto com várias outras dos usuários. Participem, e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.