Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?

5 min de leitura
Imagem de: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?

A princípio, sim. Contudo, a adição de mais memória RAM deve ser bem pensada e planejada. Usuários que utilizam o Windows Vista 64bits, devem ter em mente que memória nunca é demais para este sistema. Já usuários de sistemas de 32bits não devem se preocupar muito com a memória para o sistema operacional, porque as outras versões do Windows não irão suportar mais do que 3 GB de memória RAM.

Contudo, a grande pergunta é: ao executar softwares e jogos, a memória influência muito? Há um grande ganho em tempo? Os jogos rodam mais rápidos?Tudo depende do programa ou game que você pretende abrir. Jogos de última geração e programas que trabalhem com grande quantidade de dados, irão requisitar muita memória e ainda mais, memória de alta velocidade. Pensando assim, elaboramos este artigo que irá mostrar em número a diferença entre um computador com 2 GB de memória RAM e a mesma configuração com o dobro de memória.

Como efetuamos os testes?

A máquina que utilizamos tem a seguinte configuração:

  • ASUS P5W DH Deluxe
  • Intel Core2Duo 6600 (cada núcleo operando a 2.40 GHz)
  • 2GB RAM DDR2 (Teste com 4GB RAM – 3, 12 GB RAM efetivos) – Pentes de memória da Kingston rodando a 333 MHz (como a memória é DDR2 a frequência fica em 667 MHz).
  • HD Samsung 300 GB
  • NVIDIA GeForce 8800 GTS 320 MB
  • Windows XP SP3 (32bits)
  • Últimos drivers disponíveis para os componentes de hardware devidamente instalados.

Teste com o Photoshop CS2

A prova de fogo da memória RAM realmente foi com o Adobe Photoshop. Utilizamos a versão CS2 justamente para provar que não é necessário nem mesmo utilizar a versão mais pesada (CS4) do Photoshop para que a memória não seja suficiente para tanto trabalho.

Photoshop - O teste de fogo para a memória

Como você pode ver pelos dados, a quantidade de vezes que o programa travou ao tentar aplicar filtros é surpreendente. Com imagens pequenas de até 5000 pixels, tanto o sistema com 2 GB quanto o sistema com 4 GB desempenharam resultados muito parecidos. Devido a isso, optei por utilizar uma imagem de dimensão absurda (12000x10000 pixels) para que o programa e a memória fossem utilizados ao máximo. Ao utilizar o dobro de memória, o Photoshop realmente apresentou resultados mais rápidos e conseguiu executar tarefas a mais do que o sistema com 2 GB.

Na verdade o problema que ocorreu ao utilizar apenas 2 GB de memória RAM é que o computador não tinha memória física suficiente, de modo que foi necessário utilizar memória virtual para completar algumas tarefas. Sendo assim, fica bem explicado o porquê da configuração com menos memória demorar mais para apresentar resultados.

Teste com o CorelDraw X4

O CorelDraw não é um programa tão pesado como o Photoshop, porém ele é um ótimo aplicativo para testar a memória e o uso do processador. Sendo assim, testei apenas o recurso de vetorização automática e analisei o tempo e quantidade de memória que ele usou em cada configuração.

Tempos e resultados do CorelDRAW X4

Repare que o tempo de inicialização do CorelDraw X4 foi o mesmo nos dois testes, mas o resultado final da vetorização foi muito mais veloz no sistema com 4 GB de memória RAM. Com o CorelDraw não houve falta de memória, porém o aplicativo consegue trabalhar e apresentar resultados muito mais velozes quando trabalhando com dois pentes de 2 GB.

Teste com o Crysis Warhead

Quando se fala em jogos, o primeiro game que se sabe que realmente pesa para o computador executar é o Crysis. Como o Crysis já tem um longo tempo de mercado e vários resultados de testes pela web, preferi utilizar o Crysis Warhead. Crysis Warhead é um dos poucos jogos que realmente usa todo o potencial dos componentes de hardware. Para testar esse jogo, utilizamos todas as opções “Gamer”, todos os filtros estavam ativados no máximo e a resolução do monitor estava em 1280x1024 pixels.

Tabela do jogo Crysis Warhead

Note que a quantidade de memória que ele utiliza é praticamente tão grande quanto a que o Photoshop necessita. O tempo para carregar é fase é realmente surpreendente, pois com 4 GB de memória, a fase do game carrega em apenas 40 segundos (23 a menos do que quando é usado 2 GB de memória). O jogo rodou um pouco mais rápido

Teste com o GTA IV

GTA IV é um dos melhores games de todos os tempos e também é um dos mais pesados. Infelizmente nossa placa de vídeo limitou muito o jogo (320MB de vídeo é muito pouco para GTA IV) e nosso teste teve de ser realizado com texturas de baixa qualidade e resolução de 1024x768.

Resultados do GTA IV

Diferente de Crysis Warhead, em GTA IV poucas são as diferenças entre tempos de loading (carregamento do game e das fases), taxa de quadros e quantidade de memória utilizada. O game funcionou em uma qualidade aceitável, porém em alguns momentos ele apresentava baixa taxa de quadros.

Teste com Call of Duty: World at War

Aproveitamos que o último Call of Duty estava instalado na máquina de testes e realizamos um teste com ele. O jogo é bem mais leve que os dois outros que testamos, porém esta prova foi mais para ter uma certeza maior da real diferença em utilizar mais memória RAM no computador.

Call of Duty e seus resultados

Ao visualizar a tabela de resultados, fica bem claro que novamente a memória RAM não teve grande influência na velocidade do jogo, somente no carregamento que diminui incríveis doze segundos. O ganho de 1FPS é interessante, mas não afetará a jogabilidade de modo que você tenha realmente que acrescentar mais memória RAM.

Teste com 3DMark06 Basic Edition e PCMark05 Basic Edition

Os dois programas mais utilizados para Benchmark com certeza são esses dois robustos aplicativos da FutureMark. Infelizmente a versão que utilizamos foi a básica, fator que não mostrou o desempenho da memória. Contudo, através dos testes foi possível visualizar claramente que a memória influencia sim no desempenho do processador e da placa de vídeo.

Os softwares mais utilizados para Benchmark

As pontuações do Shader Model 2 e 3 (duas tecnologias das placas de vídeos mais recentes) foram quase iguais, porém a configuração com 4 GB ainda teve uma leve vantagem. Já quando se trata do processador, a diferença é notável no software PCMark, chegando a incrível distância de 149 pontos um doutro.

Conclusão

Enfim, adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido? A resposta é sim! Contudo, todos os nossos resultados comprovaram que a memória RAM influencia pouquíssimo em jogos e fará grande diferença somente em programas que você precise utilizar resoluções elevadíssimas.

Espero que tenham gostado dos testes e que saibam o momento certo de investir em memória RAM. De nada adianta você ter 8 GB de memória e utilizar um sistema de 32bits, assim como também não é necessário colocar 3 pentes de 4 GB em sua placa-mãe para rodar jogos. Até um próximo artigo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.