Seu CD-ROM já explodiu? O Baixaki explica os porquês

2 min de leitura
Imagem de: Seu CD-ROM já explodiu? O Baixaki explica os porquês

Antes de qualquer coisa, devemos esclarecer que seu drive óptico — seja ele de CD ou DVD — nunca explodirá inadvertidamente, já que não se trata de um componente inflamável, apesar de haver energia elétrica circulando dentro dele. Explicado o mito, definiremos o que é exatamente a “explosão” do acessório e o que pode causar tamanho transtorno.

Vale lembrar que era mais frequente a ocorrência do problema em drives mais antigos. Hoje, com o avanço gigantesco que a tecnologia teve, é raro acontecer de um drive ser destruído assim. Mas assim como? Bem, digamos que você ejete a gaveta do CD/DVD-ROM, coloque o disco no local apropriado e feche novamente. Você poderá perceber que um ruído começará a ser produzido, que é perfeitamente normal, já que o disco começa a girar dentro do drive a uma grande velocidade.

O tempo pode variar, mas depois de o disco girar por alguns momentos no drive, ele produz um estrondo similar ao de uma pequena explosão. Você, usuário, muito assustado, logicamente pensará que o seu drive é o culpado e que ele deve ter causado algum problema.

Quem é o culpado?

Drive óptico.Sem mais delongas, já apontamos o grande vilão causador dessa pequena destruição: discos danificados. Quanto mais usado um CD ou DVD, mais rápido ele se deteriorará. Além disso, fatores como a maneira como o seu dono o conserva, o local onde que o disco é guardado e vários outros fatores podem causar a degradação precoce da mídia.

Na medida em que o disco for ficando mais velho, pequenas rachaduras poderão surgir na parte plástica transparente que fica no miolo. Tais trincas são causadas principalmente pelo manuseio, mas também pelo próprio drive, que utiliza a parte central do disco para rodá-lo a grande velocidade.

Como acontece?

Assim, com o enfraquecimento da “estrutura” do CD/DVD, a força do motor do drive pode fazer com que as rachaduras aumentem até chegarem na parte de fora. O resultado é quase catastrófico: o disco se despedaça e, como a velocidade de rotação é enorme, os estilhaços da mídia voam para todos os lados dentro do drive, danificando-o completamente e dando a impressão de que ele explodiu.

O problema começa aqui.

O que fazer?

Guarde seus discos no lugar certo.Sempre conserve seus discos em local seco e livre de fungos. Manuseie-os sem utilizar o orifício central para firmar o dedo; prefira segurar o disco com os dedos pelo lado externo, evitando assim que o miolo seja quebrado ou rachado. E o mais importante: se você notar rachaduras na parte interna da mídia, o ideal é jogá-la fora. Caso existam dados importantes gravados nela, faça uma cópia, configurando o programa gravador para que ele leia o disco a ser copiado em uma velocidade menor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.