Meu notebook molhou! E agora?

2 min de leitura
Imagem de: Meu notebook molhou! E agora?

Ninguém está livre de ter um notebook molhado. Claro, estas coisas não costumam acontecer de propósito – são acidentes muito desagradáveis que podem ocorrer com qualquer pessoa que tenha um computador portátil e uma caneca cheia d’água ao lado dele. Também não podemos adivinhar que aquela chuva ia ser tão forte a ponto de permear a sua mochila impermeável.

Então, a não ser que você coloque o seu notebook em uma bolha isolada de toda atividade do mundo, ele não estará a salvo e pode ser molhado a qualquer momento. Pensando nisso, o Baixaki decidiu dar algumas dicas sobre o que fazer caso o seu notebook decida se hidratar um pouco.

Molhou? Tem que secar!

Como qualquer dispositivo eletrônico que acabe sendo molhado, é preciso secá-lo o mais rápido o possível. Se você é bom com ferramentas como chaves de fenda e chaves phillips, tente abrir o seu notebook e seque-o cuidadosamente com um secador de cabelos. É preciso ter muito cuidado ao secar seu computador com um secador de cabelos porque este aparelho pode acabar derretendo ou entortando as peças feitas de plástico que desempenham um papel muito importante no seu notebook.

Como sabemos, a água não é desprovida de minerais. Não interessa a origem, a água contém micro partículas de sedimentos de pedras e outras formações. Por isso, você deve evitar que a água seque sobre as placas do seu notebook. Especialmente se for água do mar. Por conter uma alta concentração de sal, a água do mar, depois de seca no seu computador portátil tende a formar placas deste sal sobre os componentes – o que pode ser letal para o funcionamento do notebook.

Por isso, sempre que cair algum líquido sobre o seu laptop, desligue-o (caso ele não desligue sozinho), remova a bateria e não ligue até que a água tenha secado por completo e as peças estejam limpas. Procure limpá-las com líquidos antioxidantes ou álcool isopropílico para que a água não termine por enferrujar as placas do seu notebook.

Levar à assistência técnica ou não?

Esta dúvida é muito comum entre os usuários, porém é igualmente fácil de ser resolvida. Caso o plano de garantia do seu notebook inclua a assistência inclusive em casos que caia água no seu notebook, o melhor a fazer é levá-lo para que um técnico possa analisar a situação e tomar os devidos cuidados. Mas se a sua garantia não cobre casos como este e você não tem muita segurança para abrir o computador, é melhor levá-lo para uma assistência técnica.

Se o derramamento de líquidos não estiver incluído na sua garantia (o que dificilmente estará, salvo em algumas exceções), você terá de desembolsar uma boa quantia com o técnico, porém terá o retorno de um computador funcionando e em bom estado. Contudo, se a água invadir o monitor, o melhor a fazer em qualquer caso é levar ao assistente autorizado. Afinal ele possui equipamentos próprios para secagem e dificilmente acontecerá algum problema mais sério.

Portanto, se você não tem afinidade com a parte de hardware ou eletrônica, não tente desmontar o seu computador em casa. Os danos podem ser irreversíveis a ponto de estragar o seu notebook de vez! Assim, leve-o a uma assistência técnica da sua confiança e peça que o técnico dê bastante atenção ao fato de o notebook ter sido molhado.

Fique esperto e tente, ao máximo, evitar que o seu notebook se molhe. Até a próxima dica!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.