Quem usa o Windows – o original é claro – provavelmente é bombardeado com atualizações diárias do sistema operacional. Sem dúvida, elas são importantes, afinal a Microsoft não perderia tempo atazanando seus clientes se elas, de fato não servissem para melhorar o desempenho da sua máquina.

Porém, nem sempre as atualizações são bem-vindas, ainda mais quando elas fazem componentes importantes da sua máquina sumirem como, por exemplo: drives e drivers. É claro que isso não é um problema que atinge 90% das máquinas, mas há sempre um caso e é para casos assim que o Baixaki resolveu dar uma força e, desta forma ajudar você a reencontrar seu drive ou evitar perdê-lo.

Ponto de restauraçãoVolte no tempo criando um ponto de restauração

Este assunto já é figurinha carimbada, ainda sim é muito importante falarmos de Pontos de Restauração, pois é melhor prevenir do que remediar.

Se você reparar, em todas as páginas para download de programas aqui do Baixaki há um link para que você aprenda a criar um Ponto de Restauração.

Isso não é por acaso, afinal é muito importante trabalhar com esta ferramenta. Um ponto de restauração funciona como o botão “Desfazer” do Word, Excel ou Paint, por exemplo.

Nossa intenção neste artigo não é ensinar como fazer este Ponto de Restauração, portanto se você não sabe como fazer acesse o artigo “Criando um ponto de restauração no Windows XP” ou no Vista.

Agora que você já sabe como criar o seu, torne isso um hábito e toda a vez que desejar atualizar ou instalar algum aplicativo pode ficar mais tranquilo, pois se algo acontecer basta voltar no tempo.

Backup

Faça o backup, não dói nada.Pode soar estranho, mas fazer backup de drivers é muito importante, já que você também se antecipa a possíveis problemas e dores de cabeça. Há uma sessão de aplicativos desta categoria que podem ajudar na tarefa de salvar seus componentes e tê-los sempre à disposição, na saúde ou na doença na atualização ou na recuperação do seu computador. Fazendo o backup dos seus drivers você não precisa procurar por cada uma deles no site dos fabricantes do componente caso algum – ou todos – se perca.

Fabricante

Se nenhuma das duas alternativas citadas acima funcionou ou você não quer ou não pode utilizá-las, é possível recorrer ao site do fabricante do equipamento – leitor de DVD, impressora, câmera – e baixar o que você precisa.

O drive sumiu!

Caso o drive “D”, por exemplo, desapareça, você pode baixar um aplicativo chamado ATAPI que corrige pequenos problemas relacionados aos seus drivers. Há ainda um “jeitinho” de fazer o Windows reconhecer um drive, basta trocar a letra relativa a ele, por exemplo, se é “D” você pode mudar para “X”. É possível que esta ação faça o Windows reconhecer seu drive nem que seja no tranco.

Para começar vá até “Iniciar/Painel de Controle/Ferramentas Administrativas”. Uma janela será aberta com várias opções de ferramentas, vá até “Gerenciamento do computador/Gerenciamento de disco”. Assim que a janela abrir, vá até a unidade óptica e, se ela tiver sido reconhecida pelo Windows, mas não estiver funcionando, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção “Alterar a letra e os caminhos da unidade”.

renomeie

Cuide-se

Agora que você sabe o que é importante fazer para se prevenir, siga estes passos, mesmo eles não salvando sua vida é provável que você terá menos dores de cabeça. Para saber mais sobre o assunto consulte os artigos:

 

 

Cupons de desconto TecMundo: