Depois do advento e popularização gigantesca dos CDs graváveis chegou a vez dos DVDs. Há pouco tempo as pessoas preferiam deixar os arquivos muito grandes dentro do disco rígido, pois salvá-los em vários CDs era muito chato ou simplesmente inviável. Os DVDs graváveis e regraváveis chegaram para resolver este problema, pois sua capacidade pode chegar até surpreendentes 17 GB! Infelizmente, no Brasil o formato que se popularizou foi o de capacidade menor, que é o de 4,7 GB, devido ao seu preço mais baixo. Mesmo assim, comparados aos 700 MB dos CDs, já é um ganho gigantesco de espaço.

Obviamente, para poder gravar um DVD utilizando seu computador, além de precisar de um aparelho gravador, você deve instalar software específico para esta tarefa. O problema é que a quantidade de programas destinados à gravação é tão grande, que fica difícil saber qual escolher, já que alguns são tão cheios de recursos (às vezes até inúteis ou exagerados) que acabam ficando muito complicados. Nosso objetivo é mostrar os programas mais fáceis de usar e compará-los para desmistificar sua escolha.

Não faça isso em casa!O Windows poderia ser a maneira mais fácil de gravar CDs e DVDs se funcionasse de forma satisfatória, mas ele é simples demais. Por isso, testamos os três programas mais populares que se dizem simples, fáceis de usar e se propõem a agilizar o processo, desde a execução do programa até o momento em que o DVD é ejetado após o término da gravação. São eles: CDBurnerXP, InfraRecorder e Express Burn. Os três foram escolhidos por serem gratuitos, de fácil instalação e utilização e também por não conterem nenhum tipo de adware.

*Refrescando a memória: adware é qualquer programa “de brinde” que alguns sotwares incluem no pacote, como barras de ferramentas para navegadores ou programas cheios de publicidade embutida.

Instalação

A primeira coisa a fazer quando você baixa qualquer programa é instalá-lo. Neste quesito o destaque fica para o InfraRecorder, que simplesmente não possui instalação. Você só precisa baixar o arquivo ZIP, extraí-lo para a pasta desejada e executar o arquivo “InfraRecorder”. O que menos agradou foi o CDBurnerXP, pois o assistente de instalação faz algumas perguntas que podem deixar o usuário em dúvida sobre o que fazer. De qualquer forma você pode clicar em avançar em todos os passos, sem medo de fazer algo errado.

O Express Burn tem uma instalação fácil, mas que pode causar confusão. Em certo momento aparecerá uma tela com caixas de seleção e vários nomes de softwares. Você não precisa clicar em nenhum deles, pois são softwares adicionais. Fora este detalhe, vale o comentário anterior: clique em avançar em todas as etapas.

Interface

O CDBurnerXP e o InfraRecorder têm interfaces extremamente parecidas, que imitam as clássicas janelas do Windows Explorer. Este tipo de ambiente facilita a utilização do programa, pois a grande maioria dos usuários do Windows está acostumada à forma como os elementos são apresentadas no Windows Explorer. Além disso, o CDBurnerXP está em português, o que deixa ainda mais fácil a vida do usuário iniciante, que não precisa “decifrar” termos que muitas vezes não são o que parecem. O Express Burn granha no aspecto simplicidade visual, pois sua interface é composta de uma só janela, informações claras e botões grandes auto-explicativos.

InfraRecorder e CDBurnerXP lado a lado

Funções

Como nosso objetivo é gravar DVD, as demais funções dos programas não foram levadas em conta para escolhê-los, mas cada um possui inúmeros recursos adicionais que podem ser úteis, como a gravação de discos a partir de imagens no formato ISO. Além disso, é possível gravar as recém lançadas mídias de HD-DVD e Blu-Ray (exceto com o InfraRecorder).

Express Burn, o programa mais fácil de gravação de CDs, DVDs, etc.

A nossa escolha

Todos os três programas deste teste se comportaram muito bem e cumpriram seu propósito. Ficamos tentados a escolher o CDBurnerXP, pelo fato dele ter a opção de utilização em português. Porém, a interface do Express Burn é muito mais simples e intuitiva. O fato dele ser em inglês não chega a assustar, pois as imagens dos botões falam mais do que as palavras. Dito isto, elegemos o Express Burn como o programa gravador de DVD mai fácil de usar, dentro dos quesitos apresentados.($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)20395,43039,41765($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: