Ashampoo Burning Studio: como gravar DVDs e Blu-rays com o programa

2 min de leitura
Imagem de: Ashampoo Burning Studio: como gravar DVDs e Blu-rays com o programa

Mesmo na atual tendência das mídias sociais popularizadas por serviços como o YouTube, é comum que pessoas ainda prefiram os bons e velhos DVDs na hora de compartilhar vídeos com os amigos e a família.

Ferramentas para esse tipo de trabalho não faltam, assim, o Tecmundo resolveu realizar este guia completo que deixa você um pouco mais por dentro de uma das mais completas delas: o Ashampoo Burning Studio. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criando discos de vídeo

Primeiramente, é necessário baixar e instalar a última versão do software Ashampoo Burning Studio. O programa permite que você organize seus vídeos em menus interativos que ficam bem apresentáveis nos tocadores de DVDs de mesa. Você pode fazer o download diretamente do Baixaki clicando no link abaixo.

Baixar Ashampoo Burning Studio 11

Depois de baixado e instalado, basta iniciar o programa para começar a produzir os seus discos de vídeo. Para isso, selecione a opção “Gravar filmes” no menu principal e, em seguida, clique em “Autoração de Filme e Apresentação para CD/DVD/Disco Blu-ray”

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O programa vai apresentar o assistente de criação de discos com apresentação, pedindo, primeiramente, que você entre com um título. Digite o nome no campo indicado e clique em “Próximo” para continuar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, é necessário escolher se o vídeo deve ficar ajustado para televisores widescreen ou TVs que têm o formato tradicional (quase quadrado). Também é possível escolher se o sistema deve ser o PAL ou NTCS, mas você pode deixar a opção “usar padrão” marcada caso não saiba. Finalize clicando em “Próximo”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, chegou o momento em que você deve indicar quais os arquivos de vídeo que deverão ser incluídos no DVD ou Blu-ray. Para isso, tudo o que você precisa fazer é listar as pastas onde os vídeos estão ou mesmo arrastá-los do diretório para dentro da janela do programa. Marque os arquivos individualmente depois de listá-los e clique em “Próximo” para seguir para a próxima tela.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Finalmente, chegou a parte em que você escolhe que tipo de menu deverá ser usado. O programa exibe várias opções de formas e cores que podem ser utilizadas na apresentação dos vídeos. Também é possível marcar a opção “não usar menu” caso você queira apenas que o conteúdo seja exibido em uma lista simples. Escolha uma delas e clique em próximo para continuar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Na tela que será exibida a seguir, você pode continuar editando as opções do menu do DVD, pois o programa disponibiliza várias ferramentas para você inserir imagens e modificar a forma como todos os elementos são mostrados na tela. Clique em “próximo” depois que estiver satisfeito com as configurações do menu.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Por último, o programa exibe as opções para começar a gravar o projeto em disco. Também é possível apenas criar o arquivo de imagem caso você queira deixar para gravar mais tarde.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para finalizar, basta escolher um dos métodos e clicar em “Próximo” para começar a gravar em uma mídia ou criar o arquivo ISO com a imagem.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Pronto! Seu disco já está finalizado. Qualquer reprodutor de DVD ou Blu-ray vai poder executá-lo sem problemas, permitindo que você compartilhe seus vídeos com todos os seus amigos e familiares direto da TV da sala.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.